3 Dicas para Conciliar Home Office com Filhos Pequenos

3 Dicas para Conciliar Home Office com Filhos Pequenos 1024x682 - 3 Dicas para Conciliar Home Office com Filhos Pequenos
Nem tudo são flores, mas estabelecer uma rotina, pode ajudar muito!!

 

 

Home office com filhos pequenos já é uma realidade para muitas mulheres que estão no cenário profissional, mas não abrem mão da família.

Com o avanço da tecnologia no cotidiano, novas demandas surgiram, e o mercado abriu novas possibilidades para o trabalho em casa, nos mais diversos nichos.

Contudo, pode ser difícil conseguir conciliar uma carreira com a criação dos filhos, especialmente de pouca idade.

Ainda que possam contar com a ajuda de outras pessoas e familiares, muitas mulheres buscam equilibrar o home office com suas responsabilidades maternas.

A realidade dentro de cada casa e completamente diferente. Só você pode definir o que de fato funciona aí.

Mas muita coisa, a gente só descobre testando!!

Para conseguir conciliar home office com filhos pequenos, existem algumas dicas básicas, mas que podem ser muito úteis para aumentar a produtividade e dividir o tempo entre as diversas atribuições do dia a dia.

 

1 – Estabeleça cronogramas

Parece impossível para uma mãe com filhos pequenos, estabelecer cronogramas.

Mas a ideia aqui, é pensar fora da caixa!! Você consegue dividir o seu dia em blocos? Por exemplo: primeiras horas da manhã para cuidar de você, o resto da manhã para as crianças e a parte da tarde focada no trabalho?

Eu sei que pode ser difícil pegar um bloco inteiro do seu dia para focar em uma coisa só, já que nós mães somos multi!!

Mas se ao acordar você tentar programar blocos (mesmo que de 30 minutos), para desenvolver as tarefas que são urgentes e importantes, você vai notar uma grande diferença ao final do dia não só na sua produtividade, mas no desgaste emocional também.

Estabelecer cronogramas ajuda muito com essa questão de conciliar home office com filhos pequenos.

Crianças funcionam muito bem com rotina.

Se você conseguir criar horários fixos (hora dos lanchinhos, hora de brincar, hora que a mamãe precisa trabalhar, etc…), facilitará a execução do trabalho e também lidar com as demais responsabilidades.

Veja que não disse que isso resolverá todos os seus problemas!! Já que as crianças são imprevisíveis e há dias que as demandas no trabalho podem estar diferentes, mas de modo geral, quando você acertar um cronograma para o seu home office e o tempo para a casa e as crianças, isso te ajudará muito!!

Existem diferentes categorias de trabalho em casa, que podem depender de maior ou menor atenção, mais tempo a ser dedicado ou foco total na atividade que está sendo realizada.

Desse modo, é importante levar em conta também, qual a natureza do trabalho remoto desenvolvido no momento de criar um cronograma.

Conforme o cronograma vai sendo incorporado por você e pelas crianças, se tornará mais fácil dividir detalhadamente as tarefas.

Quanto melhor organizado, mais efetivo será. Com o tempo, a própria rotina girará em torno desse cronograma, facilitando o cumprimento de todas as tarefas.

Cronogramas também não precisam ser definitivos. Eles podem ser adaptados e flexíveis para imprevistos ou reorganizações, dependendo de como a rotina se estabelece.

Sem sonhos de que tudo será perfeito, criar um cronograma ajuda não só as crianças a entenderem que existe horário para tudo, mas você equilibrar home office e a família de um jeito possível.

 

Receba as atualizações do Blog no seu e-mail!

São só 2 passos!!

redirect - 3 Dicas para Conciliar Home Office com Filhos Pequenos

 

2 – Ensine aos filhos sobre responsabilidade e trabalho

Assim como os cronogramas podem influenciar na rotina de trabalho e no dia a dia das crianças, ensinar a elas sobre responsabilidade também é bastante válido ao seu desenvolvimento.

Muitas mulheres têm filhos pequenos, e não sabem como conciliar sua carreira profissional de casa com crianças mais novas.

Contudo, é importante ensinar a eles, desde pequenos, sobre responsabilidade e trabalho.

Crianças são capazes de entender muitas coisas, ao contrário do que muitos adultos pensam. Elas são inteligentes, rápidas e curiosas.

Ensinar sobre responsabilidade ajudará a criar consciência sobre quais são suas tarefas e também sobre as obrigações dos pais.

Conforme eles crescem, você pode falar sobre seu trabalho, o que significa home office e porque é importante que eles entendam esses conceitos e deixem a mamãe trabalhar.

Você pode até fazer analogias com as responsabilidades que eles também têm, como cuidar dos brinquedos, cuidar da higiene pessoal e por aí vai.

Enquanto isso, de acordo com a idade, também é possível ensiná-los sobre independência, para que você possa trabalhar com mais tranquilidade.

Crianças gostam de autonomia e sentirem que são capazes. Desenvolver na criança o senso de capacidade, contribui muito com a auto estima. Só fique atenta ao que é apropriado para a idade, tá?

Por exemplo, aplicar no cronograma horário para tarefas domésticas, como guardar os brinquedos, arrumar o quarto e até mesmo outros cômodos.

Deixar claro horários de banho, atividades da escola e outras responsabilidades que eles possam ter, para que compreendam sua importância.

Por outro lado, é essencial alinhar o cronograma com explicações didáticas sobre atividade, para que as crianças não somente se acostumem a cumprir determinados horários, mas também entendam por quê fazem isso.

Criar um vínculo de colaboração com os filhos pequenos é fundamental para equilibrar o home office com crianças.

 

3 – Crie um ambiente de trabalho

A nível mais prático, criar um ambiente de trabalho é uma ótima recomendação para conciliar home office com filhos pequenos.

Por se tratar do meio de convivência familiar, muitas vezes pode ser difícil separar os momentos de lazer com os momentos que pedem por atenção às obrigações.

Para evitar distrações ou perda da produtividade por conta das crianças ou das coisas da casa, é produtivo criar um ambiente de trabalho separado, tranquilo e confortável.

Pode ser um escritório, um cômodo que não é muito utilizado ou até mesmo um espaço no quarto, com uma escrivaninha, apenas.

O importante é estabelecer que aquele lugar é unicamente para o home office, e ensinar isso às crianças também.

Elas precisam entender que, quando alguém está naquele cômodo ou naquele lugar, quer dizer que está trabalhando, fazendo algo importante. O seu cérebro também entende que quando você senta naquela cadeira, é para produzir!! 😉

Por isso, um ambiente de trabalho separado é capaz de aumentar o foco e a produtividade, ajudando a separar as atribuições de dona de casa, mãe e profissional.

Garanta que seu local de trabalho em casa seja bem arejado, sossegado, com pouco barulho e tenha todo o necessário para executar as atividades. Não esqueça de pensar na sua saúde também, deixe sempre uma garrafinha d’água à sua disposição.

Preocupe-se também com a sua postura, neste artigo você encontra: 19 Dicas de Ergonomia para Quem faz Home Office!!

 

Capa 724x1024 - 3 Dicas para Conciliar Home Office com Filhos Pequenos
Clique na imagem para receber o seu e-booK GRATUITO

 

 

Conclusão

Conciliar o home office com filhos pequenos é um desafio que muitas mulheres precisam enfrentar para manter sua carreira e não abrir mão da família.

Contudo, é possível estabelecer uma rotina equilibrada e que seja possível para a realidade da sua família e da sua casa.

Uma das principais bases é procurar estabelecer horários bem definidos para o trabalho, lazer e outras atribuições da casa, por exemplo.

Não somente aplicar esse cronograma para sua rotina, mas também incluir os filhos, e envolvê-los, até como uma brincadeira para toda a família.

Dividir horários auxilia no entendimento de cada responsabilidade, e pode ser adaptado de acordo com as necessidades de cada mulher. Por exemplo, separar mais ou menos tempo para o trabalho, filhos, cuidar da casa ou para si mesma.

Há dias e dias. Dias que você conseguirá se dedicar mais ao home office e outros menos. Isso faz parte do home office com filhos pequenos!!

Além disso, contar com o apoio dos filhos é imprescindível. Explicar sobre responsabilidades e trabalho, atribuir tarefas a eles conforme sua idade e incentivar que eles também as cumpram, ajuda a mãe conciliar estas duas atividades entre tantas outras.

Por fim, desenvolver o autoconhecimento para compreender seus próprios medos ou inseguranças por meio de cursos, tal como o You In A Pocket podem ajudá-la a se conhecer melhor e descobrir a conciliar o home office com filhos pequenos.

Se você gosta desse tipo de assunto, acho que você vai gostar também de ler:

 

Compartilhar é se importar. Compartilhe!! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *