Produtividade e Gestão do Tempo: 8 Coisas Que Talvez Você Não Tenha Pensado

 

Produtividade e gestão do tempo não são só sobre organização e fazer listas e mais listas.

Tem uma expressão que muita gente fala: TEMPO É DINHEIRO!

Mas digo mais, tempo não é dinheiro, porque dinheiro a gente trabalha e recupera, ganha mais. Tempo é vida e o tempo perdido, a gente não recupera.

Tempo é sonho, tempo é realização.

Já que tempo é sonho e sonho só se realiza com ação, a gente precisa entender algumas coisas para de fato conseguir administrar o tempo e realizar os nossos sonhos.

Tá com falta de tempo por aí?

Parece que a gente sempre tem aquela sensação de que está deixando coisas para trás, que nunca tem tempo para cuidar da gente ou fazer coisas que a gente tem vontade.

Neste artigo eu vou te apresentar as 8 coisas que talvez você nunca tenha pensado sobre gestão do TEMPO e PRODUTIVIDADE.

Quer saber como eu encaro estas questões de produtividade e gestão do tempo?

Além de mãe, eu sou empreendedora e uma especialista em ajudar as pessoas a encontrarem satisfação profissional sem abrir mão da família e delas mesmas.

Lá no Instagram eu acabo mostrando um pouco mais da minha rotina. Além dos meus filhos que são pequenos, as atividades da casa, do meu negócio e das redes sociais que eu administro, eu criei também uma mentoria online chamada You IN A Pocket que ajuda dezenas de mulheres todos os dias a encontrarem o caminho para realizar seus sonhos e viver a vida que tanto desejam!

Além de tudo isso, eu dedico um tempo para os meus estudos, e claro, para o meu marido.

E como é que eu consigo fazer tudo isso?

Através dessas dicas que vou compartilhar com você aqui neste artigo.

1) Entender como você percebe o tempo.

Todos temos 24 horas no dia. O que nos diferencia é a forma como a gente encara esse tempo e como decide fazer uso dele e isso tem um impacto direto na nossa satisfação.

  1. Você é daquelas que pensa assim: não depende de mim, eu faço o que dá. E se deixa controlar?
  2. Você passa o dia com raiva, porque parece que o mundo conspira contra você. Tenho mil coisas para fazer, ninguém me ajuda e ainda ficam tomando mais do meu tempo.
  3. Meu tempo é sempre em função de alguém e você se sente frustrada porque nunca faz nada para você?
  4. Quem manda no meu tempo sou eu!!! Faço o que eu quero e se eu quiser, não faço nada! OU
  5. Você vive o momento e não pensa em nada depois dali. E você tá em paz com isso?

O que é importante aqui? A forma como você percebe o tempo, influencia em como você usa o seu tempo.

Nós não podemos mudar a quantidade de horas que temos por dia, mas talvez podemos criar tempo escolhendo como fazer uso dele.

 

2) Se perder ao longo do dia – acontece com você?

Uma outra coisa que acontece muito é a gente se perder ao longo do dia. A gente até começa o dia motivada para se organizar, para fazer exercício e no fim, o que acontece?

Você já parou para pensar no excesso de opções que somos expostas todos os dias? Na quantidade de informações, na variedade de produtos nas prateleiras. E a quantidade de opções nos deixa sobrecarregadas.

E ainda fica aquela sensação de que a gente precisa de mais, ao ponto de começar a perder a capacidade de diferenciar o que é importante ou não, o que é essencial ou não.

O que você pode fazer aqui no caso de informações é reservar alguns horários do dia para consumir conteúdo e dividir em blocos. Um período para notícias, algo voltado a algum trabalho que você esteja realizando ou alguma área de interesse. Assim você foca melhor e consegue separar também o excesso de informação.

 

Foto Lú - Produtividade e Gestão do Tempo: 8 Coisas Que Talvez Você Não Tenha Pensado
Este artigo vai te ajudar a trabalhar de forma mais inteligente, com mais satisfação e menos estresse.

 

3) Sentir que não tem controle, não importa o que você faça.

A terceira coisa é algo que eu escuto muito das minhas clientes de coaching… Lú, não importa o que faça, nunca há tempo suficiente para fazer tudo o que eu preciso. Muitas se sentem à mercê da falta de tempo e sentem que não têm controle sobre isso.

Você se identifica?

É perfeitamente normal se sentir frustrada quando você não se sente progredindo. Vê os dias passando e você não está indo para a direção que gostaria. Mas que direção é esta? Você sabe?

Quando você tem um objetivo/sonho/meta, pode chamar do que quiser, fica mais fácil manter o foco e criar pequenas ações diárias para chegar lá.

Vamos começar por aí então?

Pega uma folha de papel e uma caneta e responde a estas 4 perguntas:

  1. Onde vc está hoje?
  2. Onde vc quer chegar? Se você conseguir, como você gostaria de estar em 5 anos? E em 2? Em 1?
  3. Por que isso é importante para você?
  4. Como fazer para chegar lá?

Procure ser bem específica.

Por exemplo: quero ser feliz. Mas o que é felicidade para você? O que você precisa para ser feliz?

Ah, preciso de uma casa ou um apartamento maior.

Como é essa casa ou apartamento? Quantos quartos? Isso, vai tornando o seu sonho tangível, ele tem preço, tem forma, tem características e automaticamente você condiciona o seu cérebro, o seu foco e a sua energia para aquilo.

Depois que você tiver essa clareza, você dedicar um tempo desenvolver o máximo que puder estas habilidades que eu vou te contar na sequência.

Ao invés de trabalhar mais duro, eu quero com isso te ajudar a trabalhar de forma mais inteligente, com mais satisfação e menos estresse.

 

4) Priorizar, SIIIM!!!

Já que tempo é limitado a gente precisa aprender a priorizar, não dá para fazer tudo ao mesmo tempo.

Dificuldade em priorizar pode estar associada com falta de clareza ou desejo de agradar a todos. Se esse é o seu caso aprenda a dizer não e se manter focada nas suas prioridades.

Lá na minha mentoria online, o You IN A Pocket, que eu comentei com você, eu tenho uma aula só sobre como priorizar e organizar melhor o tempo. Eu vou deixar o link aqui embaixo para você conhecer o programa.

 

YIP - Produtividade e Gestão do Tempo: 8 Coisas Que Talvez Você Não Tenha Pensado

O que você vai fazer agora? Faça um diário de como são os seus dias. Da hora que você acorda até a hora que vai dormir.

Faça isso por 5 dias. No final, olha para essas anotações e tenta fazer um percentual de quanto do seu tempo é para o trabalho, rotinas com a casa, tempo com as crianças, estudo etc.

Fazendo isso, você se conscientiza de como está usando o seu tempo. Anota também, quais são os ladrões do seu tempo (tempo em mídias sociais, mensagens de WhatsApp, etc).

Quanto do seu dia está sendo usado para o que de fato te deixa mais perto dos seus objetivos?

E aí você consegue criar objetivos de curto prazo, que vão te levar para o seu objetivo maior, que é aquele que você projetou para dali há 5 anos, por exemplo.

Dica! Tire de perto coisas que atrapalham a sua concentração. Celular, colocar grupos de WhatsApp no silencioso… reserve um tempo para estas coisas.

5) Processo – você precisa de um!!!

Agora, você precisa criar um processo que contemple os seus objetivos e planos, para que você use o seu tempo de forma efetiva. Mas aqui, não é só sobre usar aplicativos e planilhas organizadoras.

É sobre assumir o controle da sua vida, do que você quer e criar um processo organizado em torno disso.

Procure ter objetivos diários. Qual é a sua atividade principal naquele dia? Aquela que se você conseguir realizar, já valeu o dia?! Se você tem filhos pequenos e seu tempo acaba sendo controlado por eles, crie pequenos objetivos para períodos do seu dia.

Pense também no que pode ser simplificado. Dentro das suas possibilidades e da sua realidade, qual é a forma mais rápida e eficaz de fazer as coisas?

Pensa nisso!!! A gente às vezes faz as coisas da mesma forma que as nossas mães ou avós e nunca parou para se perguntar por quê. É importante identificar alguns padrões que geram estresse e adicionam uma pressão desnecessária. Se você se percebe constantemente estressada pelo mesmo motivo, pare para entender o que está gerando isso.

Mas antes de continuar com as dicas, eu tenho uma surpresa para você. Vou deixar aqui para você fazer o download gratuito do meu Guia Completo da Produtividade e Gestão do Tempo, assim você consegue colocar em prática de imediato tudo o que eu falei neste vídeo.

Você só precisa clicar na imagem abaixo, fazer um cadastro e você recebe no seu e-mail.

Capa 300x169 - Produtividade e Gestão do Tempo: 8 Coisas Que Talvez Você Não Tenha Pensado

6) Organização –  a chave do sucesso na gestão do tempo!!

Organização e rotina certamente são habilidades que ajudam a administrar melhor o tempo, com menos estresse e mais efetividade.

Manter as coisas em ordem facilita a execução das tarefas. E a rotina pode te ajudar a economizar energia mental e estresse.

De quem depende a organização da casa, das rotinas, do trabalho? O que pode ser simplificado, distribuído ou eliminado? Onde você consegue contar com ou contratar ajuda?

Dica! Não se comprometa com mais atividades do que você consegue administrar. Se você está sempre correndo, fazendo várias coisas ao mesmo tempo, você pode ser menos produtiva e eficiente porque não consegue focar e se sente muito cansada.

 

7) Agendamento – é importante!!

Procure organizar a sua semana com dias certos para as atividades mais importantes da casa, das crianças e do trabalho.

Se for possível, procure deixar alguns espaços sem nenhuma atividade, para imprevistos e emergências.

8) Você precisa se comprometer!

O que significa isso? Que gestão do tempo é foco e você precisa se comprometer com isso, principalmente no início até que vire um hábito. Tenha seus objetivos em mente e fique atenta às principais barreiras e bloqueios que possam surgir.

Espero ter te ajudado a entender que Gestão do Tempo e Produtividade estão mais ligados às nossas escolhas do que à quantidade de coisas em si.

Convido você a assistir o meu vídeo “Produtividade e Gestão do Tempo: 8 Coisas Que Talvez Você Nunca Tenha Pensado”.

Assista o vídeo clicando aqui: https://youtu.be/nH8sxR_H_ko

Conheça o meu canal do YouTube: https://bit.ly/canalficofoca

Gosta de Podcast? Ouça o Ficofoca Cast: Spotify: https://bit.ly/ficofocacast

Compartilhe!! Compartilhar é se importar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *