9 hábitos para organizar a rotina e descomplicar o dia

Olá! Quem precisa que o dia tenha mais horas? Acredito que a falta de tempo seja um problema encontrado pela maioria de nós. Quem nunca desejou que o dia fosse mais longo? Neste artigo você verá 9 dicas simples e práticas de como organizar melhor a rotina e descomplicar um pouco o seu dia a dia.

Lidamos com uma grande quantidade de informações diariamente e parece que nunca há tempo suficiente para nos dedicarmos às coisas que consideramos importantes.

Há cursos que gostaríamos de fazer, livros que gostaríamos de ler, telefonemas que gostaríamos de dar… sem contar na prática de atividade física, estudar um idioma, organizar os armários, ter mais tempo para os filhos, enfim, a lista não para.

 

Organizar o Tempo Multitasking 1024x388 - 9 hábitos para organizar a rotina e descomplicar o dia
Como Organizar a Rotina do Dia a Dia de Forma Descomplicada!

 

Mas como encontrar tempo para tudo isso? Como lidar com a culpa e a frustração que carregamos por não conseguirmos nos dedicar como gostaríamos?

Lidar com essas questões acaba sendo algo muito pessoal. Tem gente que acorda muito cedo e consegue passar o dia fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Há ainda aqueles que ficam completamente estressados quando têm muitas coisas para fazer ao mesmo tempo, preferem realizar uma atividade por vez e com calma!

É difícil encontrar a fórmula mágica para todo mundo, mas uma coisa eu aprendi:

– Quer ganhar tempo e ser mais produtiva? Organize a sua rotina!!

Abaixo você vai ver os 9 hábitos das pessoas realmente organizadas, mas antes, é preciso ter em mente duas coisas que são bem particulares de cada um… 

Organizar a rotina Thinking 1024x946 - 9 hábitos para organizar a rotina e descomplicar o dia
Como Organizar a Rotina do Dia a Dia: Primeiro Pare para Refletir…

#1- Onde você quer chegar?

O primeiro passo de como organizar a rotina é ter clareza do que realmente está te incomodando. Você gostaria de ter mais tempo para os seus filhos, mas o trabalho está te consumindo? Se sente culpada porque gostaria de oferecer uma alimentação mais saudável para a família, mas está sempre tão cansada que fica sem energia para cozinhar ou para pensar em um cardápio? Precisa ter mais tempo para cuidar da saúde ou para perder uns quilinhos extras?  

Para organizar melhor a sua rotina, você precisa ter claro o que você deseja alcançar com aquilo.

Se você está fazendo algo que não vê propósito, vai ser difícil mesmo manter o foco e concluir a atividade ou dar a atenção necessária para que você consiga finalizar o que se propôs naquele dia.

Se você não tem claro o que você quer melhorar na sua rotina, provavelmente será vencida pelas milhares de distrações que aparecem a todo momento e vai passar mais um dia frustrada.

 

#2- O que você precisa fazer para chegar lá?

Uma vez que você souber qual é o seu objetivo, precisa pensar nas “micro-tarefas” que precisa fazer para chegar lá. Para cada objetivo, você deve ter algumas pequenas tarefas que devem ser feitas.

E aí, o que vai te ajudar é visualizar isso todos os dias. Provavelmente, entre essas tarefas algumas são de alta prioridade, outras de média ou de baixa prioridade.

Ter isso claro também vai te ajudar. O que você precisa fazer primeiro? Qual é o primeiro passo a ser dado?

Não adianta deixar tudo na cabeça confiando que você vai lembrar porque não vai. Também não adianta ficar anotando em papeis soltos que você vai acabar perdendo.

Eu já tentei várias coisas que não funcionaram, já usei agenda de papel, caderninho, bloquinho, post-it, mas sempre acabava esquecendo de olhar, não lembrava onde tinha anotado e confiava na memória.

O que passou a funcionar para mim foi colocar lembretes no celular. Determino uma data e um horário para realizar cada atividade.

Se for algo importante que eu tenha que me preparar, ou um compromisso que não possa perder, coloco um lembrete com alguns dias de antecedência. E também os utilizo em ordem de importância; quanto maior a prioridade, mais lembretes eu coloco.

Quando há algum imprevisto, e isso é bem comum, eu programo a tarefa para um outro dia/horário, mas não a deixo perdida para que eu não esqueça dela.

Não dói nada e ainda me ajuda a saber que tenho aquilo para fazer e a organizar o meu dia/semana para que consiga cumprir o que me propus. Isso dá uma paz…

Ter claro o que precisa ser feito e manter uma agenda organizada, com data e horário para realizar as tarefas vai te ajudar a manter a motivação e o foco.

Como organizar a rotina?! Vamos aos 9 hábitos…

Hábito #1 – Anote as coisas

Organizar a rotina Taking notes 1024x682 - 9 hábitos para organizar a rotina e descomplicar o dia
Como Organizar a Rotina do Dia a Dia: Faça Anotações!

Todo mundo conhece alguém que sempre lembra datas de aniversário, que não esquece de comprar o que precisa no supermercado e que a vida parece super organizada. Então, essa pessoa não tem tudo na cabeça, ela anota!!!

Não importa o método, caderno, agenda, smartphone, outlook, escolha um e faça anotações e lembretes.

Hábito #2- Não perca tempo

Pessoas organizadas não gostam de perder tempo, por isso sabem que manter as coisas organizadas as ajuda a não perder tempo e manterem-se produtivas. Alguns hábitos simples como guardar as coisas no seu devido lugar logo depois que você as utiliza, vai te economizar tempo que você passaria procurando por elas.

Essas pessoas também conseguem manter o foco e não desviar a atenção com coisas que não são importantes no momento. 

Hábito #3- Pare de procrastinar

Organizar o Tempo Procrastinação 1024x603 - 9 hábitos para organizar a rotina e descomplicar o dia
Como Organizar a Rotina do Dia a Dia: Pare de Procrastinar!

Procrastinar significa transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar , postergar. A procrastinação é um dos grandes motivos para a falta de organização.

Pare de procrastinar, se você se propõe a fazer algo, faça na hora. Se force a terminar as tarefas. Elimine as distrações! Deixe o celular de lado, coloque no silencioso.

Organização pessoal exige rotina. Perceba em que horário do dia você está mais disposta e procure deixar as atividades que mais precisam da sua energia para este período. Isso vai reduzir as chances de procrastinação.

Hábito #4- Encontre alguns minutos para colocar as coisas em ordem

É normal as coisas saírem do lugar, ou melhor dizendo, não voltarem para o seu devido lugar. Principalmente quando você tem filhos e está sempre na correria. Pessoas organizadas reservam um tempo no dia ou na semana para organizar as coisas. Com isso, a bagunça não acumula e elas ganham tempo!

Receba as atualizações do Blog no seu e-mail!

São só 2 passos!!

redirect - 9 hábitos para organizar a rotina e descomplicar o dia

 

Hábito #5- Cuidado com o perfeccionismo

Tenho que confessar que essa é a que mais pega para mim. Eu tenho tendência a só dar um projeto por terminado quando considero que esteja “perfeito”. E isso é muito ruim porque às vezes dá a sensação que os dias estão passando e você não saiu do lugar.

Saber lidar com o perfeccionismo também é algo que influencia a organização da rotina. Quando você estiver fazendo algo que já está bom o suficiente, considere a tarefa acabada e parta para outra!! 

Hábito #6- Aproveite os horários “ociosos”

Organizar o Tempo Free time 1024x819 - 9 hábitos para organizar a rotina e descomplicar o dia
Como Organizar a Rotina do Dia a Dia: Aproveite o Horário “Ocioso”

Em meio à loucura que vivemos, é quase impossível pensar que há algum período ocioso. Mas você pode tentar aproveitar o tempo que passa no trânsito, esperando por alguém ou na sala de espera de consulta médica para responder e-mails, organizar a sua agenda, ler um livro ou se aprofundar em algum assunto de interesse.

Pode parecer pouco tempo e dar a sensação que não vale nem a pena começar, mas 10 minutos aqui, 10 ali, fazem a diferença na semana e no mês.

Eu por exemplo, uso a tecnologia ao meu favor. Aproveito os minutinhos durante o banho, a caminhada para buscar o meu filho na escola e o tempo no carro, para ouvir um podcast, uma palestra e até escutar um vídeo no YouTube, dependendo da situação.

Claro, não consigo ouvir tudo de uma vez, mas são alguns minutos por dia, para fazer algo que eu queira ou tenha interesse em aprender mais. Adoro esse tempo porque a minha mente parece borbulhar de ideias!

Algumas pessoas preferem usar esses momentos “ociosos” para descansar um pouco, relaxar e até para não pensar em nada. Isso é muito bom também e ajuda a diminuir o estresse e dá um fôlego para continuar.

Hábito #7 – Procure ter um tempo de respiro

Se você tem filhos pequenos, o seu tempo de respiro deve ser quando as crianças estão dormindo tranquilas, mas qualquer pessoa que tenha muitos compromissos precisa ter alguns intervalos para respiro.

Existe a técnica Pomodoro, desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 80. A técnica consiste em dividir o trabalho em períodos de 25 minutos e fazer uma pausa breve. Segundo ele, as pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.

Apesar de ser uma técnica muito simples, eu particularmente tenho dificuldade de colocar em prática dessa forma. Às vezes você está empolgada trabalhando em algo e não quer parar para não perder o fio da meada.

Quem tem filho pequeno e trabalha em casa, vai entender o que estou falando, quando o bebê dorme você tem que aproveitar o tempo ao máximo! 

O que eu costumo fazer quando possível é dividir o meu tempo e a cada 40/60 minutos fazer uma pequena pausa de 5 a 10 minutos. Nessas pausas aproveito para respirar um pouco, responder algumas mensagens e dar uma olhada nas redes sociais, já que elas são parte do meu trabalho.

Até aí é preciso ter foco, é muito fácil dispersar e extender o tempo nas redes sociais. Seja firme!!

 

Hábito #8 – Aprenda a delegar

Organizar o Tempo Mom.jpg 854x1024 - 9 hábitos para organizar a rotina e descomplicar o dia
Como Organizar a Rotina do Dia a Dia: Aprenda a Delegar!

 

Ter uma rotina organizada não significa assumir todas as responsabilidades e ficar correndo de uma atividade a outra feito uma barata tonta ou tentar fazer tudo de uma só vez. Avalie a lista que criou e veja se você pode dividir algumas tarefas com alguém.  

 

Hábito #9 – Trabalhe duro

Organizar a rotina e descomplicar o dia a dia, não implica em simplesmente delegar e esperar as coisas acontecerem. Faça a lista do que precisa ser feito, distribua por prioridade, delegue o que é possível, coloque lembretes na agenda e faça a sua parte.

 

Dica BÔNUS!

No vídeo abaixo, a Shirley do Macetes de Mãe dá dicas de como ela dá conta de organizar a rotina com filhos.

Como Organizar a Rotina Macetes de Mae 1024x617 - 9 hábitos para organizar a rotina e descomplicar o dia

 

Parece exaustivo no começo, mas tudo é uma questão de hábito. Logo você estará colhendo os frutos da sua rotina mais organizada e com um tempinho livre para você fazer o que bem entender!! 

Aplicando essas técnicas você vai perceber que pode ser mais simples do que parece!!

 

Gostou do assunto? Então você também vai gostar destes artigos:

 

Com carinho,

Formula Negocio Online 1024x746 - 9 hábitos para organizar a rotina e descomplicar o dia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *