19 Dicas de Ergonomia para Quem faz Home Office!!

Olá queridos e queridas! Vocês sabem o que é ergonomia? O que vocês preferem, trabalho remoto ou no escritório? Ergonomia tem tudo a ver com trabalho, com produtividade e cada vez mais, com home office!!

Segundo a revista Forbes Brasil, trabalho remoto foi um dos termos mais pesquisados nas buscas por emprego. E atualmente, em épocas de pandemia de COVID-19, até quem nunca tinha imaginado fazer home office, se viu trabalhando de casa no improviso.  

Muito provavelmente, quando tudo isso passar teremos um “novo normal” e muita gente continuará em home office.

Por isso mesmo, pela sua saúde e ate para que você se sinta mais produtiva, é importante conhecer sobre ergonomia e acompanhar as dicas que essa profissional incrível compartilhou aqui com a gente!

A ideia para este artigo, surgiu de um dia que eu tive a sensação de ter alguns minutos “livres” e resolvi aproveitar para fazer uma das coisas que eu amo – escrever para o blog e antes que eu fosse requisitada por um dos meus filhos, ou que eu olhasse para a pia cheia de louça, ou que eu decidisse organizar os brinquedos espalhados pela casa, simplesmente, abri o meu computador, sentei no sofá e comecei a escrever….

Não demorou muito até que eu começasse a sentir dores na lombar… não só isso, percebi que a região dos ombros e do pescoço estava travada!!

Olhei para mim, para a minha postura ou a falta dela e percebi o quanto eu não estava dando atenção ao meu ambiente  de trabalho e o quanto isso impacta na minha saúde e produtividade.

Decidi convidar para escrever aqui para o blog e dar dicas para quem faz home office, uma especialista no tema, a fisioterapeuta Telma Burato. 

Espero que estas dicas ajudem a criar um ambiente de trabalho adequado na sua casa ou onde quer que você esteja! Mas antes de começar a leitura, atenção à postura!! 🙂 

Com carinho,

 

 

Você já conhece a minha mentoria online, de desenvolvimento pessoal?

Ela é incrível para quem está buscando mais realização e satisfação na vida e na carreira.

Basta clicar na imagem, para saber mais!! 😉

 

YIP - 19 Dicas de Ergonomia para Quem faz Home Office!!

 

—-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x—-

 

Olá!!

Sou a Telma, paulista, casada e mãe de duas meninas. A Labibe Manuele de 2 anos e a Yasmin de 4 meses.

Sou formada em Fisioterapia, amo a profissão! Com ela descobri o empreendedorismo, principalmente depois de me tornar mãe, buscando aperfeiçoar o tempo com as meninas, não deixando de lado minha carreira e os anseios quanto mulher.

Tenho especializações em Fisioterapia do Trabalho e Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido, na Saúde, na Doença e no Envelhecimento. Estou nessa área há 18 anos e me enquadro no grupo de mães empreendedoras.

Fui convidada pela Lu, aqui do blog Ficofoca para escrever sobre postura/ergonomia no ambiente de trabalho, quando esse ambiente está fora do mundo corporativo podendo ser na sua casa ou outro local de sua preferência.

 

 

dicas de ergonomia para home office 892x1024 - 19 Dicas de Ergonomia para Quem faz Home Office!!
Essa é uma imagem bem comum de home office não planejado, mas com algumas adaptações, é possível criar um ambiente que não prejudique a sua saúde.

 

Reflexões sobre Home Office

Pelo fato de não estar dentro de um local específico, de uma empresa, rodeado de pessoas te observando o tempo todo, será que conseguimos manter um ritmo de trabalho realmente menos estressante e cuidar da nossa saúde?

Ou seja, não é porque estamos em casa ou local de sua preferência, que podemos abrir mão de cuidados com nossa postura, saúde e bem estar.

Como você organiza seu ambiente de trabalho em casa para mantê-lo confortável, funcional e produtivo?

Ou depois de algumas horas trabalhando sua coluna lembra que ela existe? Já pensou nisso?

Abaixo, vamos falar um pouco sobre o tema e algumas dicas de postura para manter o seu local de trabalho preferido adequado, com algumas regras básicas de ergonomia, deixando muito mais prazeroso o seu dia-a-dia.

 

——> Se você se interessa por HOME OFFICE também vai gostar de ler este artigo: 3 Dicas para Conciliar Home Office com Filhos Pequenos

 

Já ouviu falar de Workshifting?

O Workshifting vem conquistando seu espaço, é uma denominação dada pela prática do trabalho executado em local, horário e recursos diferentes para otimizar o tempo dos profissionais.

Muito além da ideia de home office, o workshifting permite com que, através de aparelhos como smartphones, tablets e os mais recentes ultrabooks, o trabalho seja executado em qualquer lugar e com total produtividade.

Segundo pesquisas apresentadas no Portal Carreira & Sucesso, o trabalho flexível oferece uma experiência mais atraente em que as pessoas possam escolher o horário e o local ideais para o seu trabalho. Permitindo uma total produtividade, livre das restrições das mesas de trabalho em escritórios físicos e dos horários de expediente tradicionais. 

Tudo isso facilita muito para além das empresas que já usam do trabalho remoto como ferramenta, para quem também tem como opção de vida um trabalho a partir de casa, é empreendedor, quer ter seu próprio negócio sabendo que a tecnologia está a seu favor para trabalhar da onde queira com horários flexíveis.

Receba as atualizações do Blog no seu e-mail!

São só 2 passos!!

redirect - 19 Dicas de Ergonomia para Quem faz Home Office!!

 

Dicas de Ergonomia para Home Office

 

• Se o trabalho for realizado na sua casa, a primeira etapa é conversar com sua família, todos devem estar envolvidos e cientes, que apesar de você estar em casa em determinados períodos você está trabalhando.

Defina um lugar para o trabalho;

• Avalie o ruído do ambiente antes de escolher: ruas movimentadas, espaços com muitas distrações, evite o que pode atrapalhar sua concentração.

• Se estiver em casa, procure da melhor forma possível separar o ambiente de trabalho do doméstico.

• Invista no ambiente, aproveite que está fora do escritório e deixe seu espaço de trabalho com a sua cara!

• Não exagere na decoração, mas aproveite para reciclar e aproveitar objetos sem uso. Visite lojas de móveis usados.

• Recicle, Reuse

• Com relação a sua postura, adote quatro regras essenciais:

  1. Pescoço alinhado
  2. Antebraços sempre apoiados, com os cotovelos próximos do tronco
  3. Coluna reta e apoiada
  4. Pés apoiados

imagem 1 1 - 19 Dicas de Ergonomia para Quem faz Home Office!!
Ergonomia para Quem faz Home Office

  • Durante o uso do notebook, fique atento, evite as posturas A. B e C.

ergonomia 2 - 19 Dicas de Ergonomia para Quem faz Home Office!!
Ergonomia para Quem faz Home Office

  • Invista em acessórios como suporte para o notebook, teclado e mouse auxiliares.

     

ergonomia 3 - 19 Dicas de Ergonomia para Quem faz Home Office!!
Ergonomia para Quem faz Home Office

  • Preocupe-se também com o ambiente, assegure-se que a fiação esteja adequadamente protegida e sem “gambiarras” que possam causar riscos. A ventilação e a temperatura do ambiente também são importantes! Certifique-se que estejam adequadas à sua preferência individual.

  • Garanta uma boa luminosidade, o ideal é que você possa aproveitar ao máximo a luz natural proveniente das janelas, mas também combine parcialmente a iluminação artificial.

  • Posicione o monitor perpendicularmente às janelas; evitando janelas frontais ou nas suas costas.

  • Mesmo permanecendo na sua casa, mantenha a rotina de quem está indo trabalhar; troque de roupa, tome seu café da manhã, prepare-se para iniciar o seu dia e jornada de trabalho, evite trabalhar na cama, sofá e ficar de pijama.

 

 

ergonomia 4 - 19 Dicas de Ergonomia para Quem faz Home Office!!
Ergonomia para Quem faz Home Office


  • Respeite os horários de pausa e de refeição que você teria no ambiente físico, e realize-os da mesma forma!

  • Não fique por horas ininterruptas na frente do computador, levante-se, estique-se!

  • Pratique alongamentos! Lembre-se que o corpo precisa de pausas e de mudanças posturais.

  • MICRO PAUSA! PRATIQUE! Micro pausa é uma pequena pausa realizada ao longo do dia com cerca de 10 a 15 segundos para mudarmos a nossa postura de trabalho, espreguiçar ou realizar um alongamento. Se você trabalha sentado levante-se e estique seu corpo, já se trabalha em pé agache-se e relaxe suas costas, etc. O importante é parar para lembrar um pouco de si e cuidar do próprio corpo!! Procure incorporar a Micropausa em seu dia a dia. Veja alguns exemplos abaixo:

 

 

• Para o trabalho remoto AUTOGERENCIAMENTO e AUTONOMIA são palavras chaves; é importante saber quando parar de trabalhar se não, a vida acaba virando uma permanente hora-extra e a princípio o que deveria ser uma escolha para melhorar a qualidade de vida, seu tempo de lazer e com a família, acabará sendo uma furada.

 

Não mude seu estilo de vida ainda preso a antigos paradigmas, liberte-se e viva de forma plena o home office e o novo estilo de vida.

ergonomia 10 - 19 Dicas de Ergonomia para Quem faz Home Office!!
Ergonomia para Quem faz Home Office

Telma Burato

Acho que você vai adorar ler estes artigos que eu separei para você!!

 

Banner YIP 1 1024x507 - 19 Dicas de Ergonomia para Quem faz Home Office!!

Compartilhar é se importar. Compartilhe!! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *