Quantas mulheres já não se perguntaram qual é o seu propósito profissional? Eu mesma já me fiz essa pergunta várias vezes.
Com toda a turbulência que o cotidiano nos promove, muitas vezes fica difícil responder às “perguntas de um milhão de reais” que são: “O que eu gosto de fazer? Qual é o meu propósito de vida?”
Nós mulheres, desde pequenas somos condicionadas a pensar nos outros. No que eles vão pensar, achar ou até mesmo agir.
E muitas vezes acabamos deixando que isso dite o que a gente deve ou não fazer ou gostar.
A maioria de nós não para um segundo sequer para pensar o que realmente nos faz sentir bem e o que queremos para nossa vida profissional ou até mesmo pessoal.
Por isso, nesse post vou dar algumas dicas para responder à pergunta como descobrir o que eu gosto de fazer, e assim te auxiliar nessa trajetória rumo a descoberta do seu propósito.
1. Dicas para descobrir o seu proposito profissional – Experimente algo novo
Qual foi a última vez que você experimentou algo novo?
Não estou falando de pular de paraquedas nem nada disso, mas qualquer coisa fora da sua rotina?
Desde ler um livro de um tema que você nunca leu, até conversar com alguém de uma área profissional diferente?
Com toda a correria do dia a dia a gente acaba, muitas vezes, entrando no famoso piloto automático. Fazemos apenas mais do mesmo porque é confortável.
E assim fica difícil descobrir o que você realmente gosta.
Por isso, tente experimentar coisas novas para abrir os seus horizontes.
2. Faça perguntas a si mesma
Quantas vezes você já se perguntou sobre as coisas que faz ou até mesmo deixa de fazer? Quando a gente se questiona tende a sair do piloto automático do dia a dia e parar para refletir, mesmo que rapidamente.
Inclusive, esse é um excelente exercício para entender mais a fundo os seus medos e incertezas. Pergunte a si mesma:
- Por que você teme fazer algo?
- Que sensação determinada situação ou desafio te traz?
- O que você sente quando vê uma pessoa que admira fazendo algo?
Cada pergunta te ajudará a aprofundar um pouco mais a reflexão e, com isso, encontrará as respostas de que precisa para definir o que gosta de fazer, ou seja, qual é o seu proposito profissional.
3. Liste o que você não quer
Está difícil descobrir o que você quer?
Então que tão começar listando o que você tem certeza que não quer e o motivo?
Esse exercício pode ser muito esclarecedor, pois, muitas vezes ao tentar encontrar o motivo de cada um dos itens, você acabará descobrindo o que realmente gosta.
Por exemplo, você não gosta de trabalhar em escritório porque fica muito tempo longe da família. Mas e se fosse possível fazer home office, essa seria uma possibilidade?
Viu como esse questionamento muitas vezes pode te levar ao que você realmente gosta de fazer? Então não deixe de fazer a sua lista!
4. Busque ferramentas que possam te ajudar nessa jornada rumo a busca do seu propósito profissional
Nem sempre é possível ter clareza durante essa jornada de descobertas.
Afinal de contas, ela envolve reavaliar com calma tudo aquilo que te formou como pessoa. Por isso, minha dica é buscar ferramentas que te ajudem a ter mais clareza nesse caminho de descoberta do seu propósito.
Muitas vezes, é justamente esse olhar de fora que pode “virar a chavinha” da sua mente para você entender “ ah, é isso que eu gosto de fazer então.
E o You IN A Pocket pode te ajudar nesse sentido. Através dele você poderá desconstruir todas as barreiras mentais, e enxergar de forma real o que deseja para sua vida profissional ou pessoal.
Se quiser uma ajuda extra, é só baixar o meu e-book com 20 Perguntas Infalíveis para Autoconhecimento. É gratuito!
5. Observe as pessoas ao seu redor
Observar as pessoas também é um excelente exercício.
E não no sentido de julgamento, mas sim de entendimento, quase como se você fosse uma pesquisadora.
Quando a gente observa quem está ao nosso redor, fica mais fácil identificar os motivos que mantemos essas pessoas próximas, e como isso reflete no que a gente realmente gosta ou não.
6. Pense nas pessoas que você admira
Todo mundo tem pessoas que admira. Sejam celebridades, influenciadores, amigos ou familiares.
E entender essa admiração também pode te ajudar a descobrir o seu propósito, o que você realmente gosta e quer fazer na sua vida (lembrando que isso pode mudar com o passar do tempo, pois vivemos em constante transformação).
Quando você admira alguém, é porque algo naquela pessoa te despertou algum interesse. E entender o que há por traz disso irá revelar muito sobre seus gostos.
7. Entenda o que é autentico em você e desvende o seu propósito profissional
Todo mundo é influenciado de alguma forma pelas pessoas e coisas ao redor. Desde o mercado da moda até a própria economia do país.
E esse mar de interferências internas acaba camuflando os reais desejos das pessoas.
Então, minha última dica é que você faça um exercício de reflexão para saber o que é autentico em você mesma.
O que você realmente curte por gosto próprio? Pode ser em relação a comida, moda, entretenimento ou qualquer outro aspecto da sua vida.
Essa reflexão irá aos poucos te ajudar a entender o que você gosta de fazer realmente. Seja no dia a dia ou na vida profissional.
Conclusão
Encontrar um propósito de vida é uma das jornadas mais desafiadoras a se enfrentar. Principalmente para quem já tem uma rotina atarefada de tarefas domésticas e/ou profissionais.
Mas eu garanto que esse caminho de autoconhecimento é um dos mais prazerosos e esclarecedores que um ser humano pode experimentar.
Pois é através dele que você poderá se encontrar, trabalhando com aquilo que ama!
E é por isso que eu criei o You IN A Pocket . Ele pode te ajudar nessa missão de transformação e reencontro consigo mesma. Ele foi especialmente criado para mulheres que querem tirar seus projetos, profissionais e/ou pessoais do papel, mas não sabem por onde começar.
Através dele você irá compreender, por meio de ferramentas de autoconhecimento, o que realmente quer fazer e como ter um plano de ação para concretizar o seu desejo, sempre respeitando sua realidade atual e seus objetivos de vida!
Conta pra mim, qual sua maior dificuldade ao pensar em propósito profissional?
Se você curtiu esse artigo vai gostar também desses que eu separei para você:
Desenvolvimento Pessoal: problemas gerados pela falta de clareza
Trabalhar em casa – 4 ideias de negócios online para mães, esposas e donas de casa
Nicho de mercado: o que é e como escolher o seu
Compartilhar é se importar. Compartilhe!! ?