Desenvolvimento Pessoal: problemas gerados pela falta de clareza

Desenvolvimento Pessoal - Desenvolvimento Pessoal: problemas gerados pela falta de clareza
Desenvolvimento Pessoal e Carreira – Problemas Gerados pela Falta de Clareza

 

A falta de clareza representa um dos grandes obstáculos ao Desenvolvimento Pessoal. Eu já passei por isso, e sei que você, assim como muitas outras mulheres que querem se realizar profissionalmente, também deve estar passando por uma série de dúvidas.

Desde como criar um negócio que você ame e que também seja lucrativo, até encontrar o propósito, os questionamentos são tantos que parecem nos paralisar.

E eu sei o quanto isso pode ser exaustivo.

Por isso, antes de qualquer coisa, quero te fazer um convite.

Pare por alguns instantes e respire fundo algumas vezes.

Eu sei que provavelmente a sua cabeça deve estar cheia, que você buscou informações em vários lugares, investiu tempo e dinheiro que são preciosíssimos, e que agora não sabe por onde começar.

Essa falta de clareza também me atingiu em um determinado momento e me levou a questionar como encontrar a minha paixão (no trabalho) e como conciliar isso com tantos afazeres.

Mas, essa incerteza poder ser vencida!

Tudo o que você precisa fazer é saber como explorar a si mesma e usar isso a favor do seu desenvolvimento pessoal.

Imagine o seu futuro, que pode estar muito próximo. Você, trabalhando em casa (se este for o seu desejo, era o meu!), próxima dos seus filhos, e com estabilidade financeira. Mais do que isso, fazendo o que realmente ama e tendo em mente exatamente quais passos deseja dar.

Seria incrível, não é mesmo?

Pois acredite, tudo isso pode se tornar realidade! Mas, provavelmente haverá alguns desafios ao longo do caminho. E entender de forma mais aprofundada quais são esses obstáculos e como lidar com cada um deles é crucial para o seu sucesso.

Por isso, continue lendo este artigo e confira os 4 problemas gerados pela falta de clareza.

1.     Dificuldade em tomar decisões

A dificuldade de tomar decisões é algo que constantemente afeta muitas pessoas. E alguns estudos demonstram que esse tipo de comportamento pode estar diretamente ligado ao medo de errar, que tem início ainda na infância.

Para vencer esse obstáculo, é necessário tomar atitudes que te ajudem a obter mais clareza. E existem diversas formas de se fazer isso.

Falar sobre o assunto, explorando as opções que você tem, pode ser uma excelente alternativa. Tentar imaginar cenários depois da decisão tomada, pode trazer uma nova perspectiva.

Para quem tem filhos pequenos vale considerar os diversos cenários já que muito da rotina fica voltada às crianças. Não se deixe paralisar pelos desafios. Troque o “tenho que”, pelo “escolho fazer”. Troque o “o que mais posso fazer” por “como eu faço isso” considerando esses desafios.

De início pode parecer que não há muita diferença entre um e outro, mas para o cérebro há sim. Um vai te paralisar e te deixar presa no problema. O outro valida a existência de um desafio, mas abre a mente para pensar em possibilidades.

Isso é desenvolvimento pessoal!! Usar a clareza e o autoconhecimento a seu favor para encontrar novas maneiras de encarar os desafios do dia a dia para chegar onde você deseja.

Outra tática muito eficiente é escutar as suas próprias expectativas. Pare e escute o que o seu coração está dizendo sobre a decisão que precisa tomar, pois é ele quem oferece uma percepção mais exata do impacto emocional dessa decisão.

E se você quiser estimular ainda mais a clareza de ideias e o autoconhecimento, faça o download desse e-book.

Capa 212x300 - Desenvolvimento Pessoal: problemas gerados pela falta de clareza
E-book Gratuito – Comunidade Ficofoca

2.     Paralisia por excesso de informação

Você já sentiu que a sua mente estava tão cheia, com um excesso de informações e que chega a ser quase impossível organizar as ideias?

Sem contar a constante sensação de nunca ter lido tudo, de parecer que está constantemente deixando algo importante para trás.

Diariamente somos bombardeadas com um grande volume de informações que partem de todos os lados, mas principalmente do meio digital.

E no final, é tanta coisa que não sabemos o que fazer para processar tudo isso. É então que bate a ansiedade de não saber por onde começar ou qual caminho seguir.

Nesse tipo de situação eu recomendo que você sente e faça uma autoavaliação de tudo o que você aprendeu ou obteve. Inclusive, uma boa dica é listar os conhecimentos obtidos, e descartar aquilo que você percebeu que não faz sentido na sua jornada.

Assim você se livrará de tudo que é desnecessário.

Se você já tem clareza de onde quer chegar e do que precisa para chegar lá, você também pode focar estes aprendizados nestas competências que deseja desenvolver.

Não espere ter todas as informações para só então agir. A gente só tem clareza real quando coloca as coisas em prática. Antes disso, são só suposições.

Deixa para ir ajustando a rota durante o percurso! 😉

Receba as atualizações do Blog no seu e-mail!

São só 2 passos!!

redirect - Desenvolvimento Pessoal: problemas gerados pela falta de clareza

3.     Paralisia por falta de resultados

Essa é uma situação recorrente no dia a dia de muitas mulheres que optaram por empreender.

Você foi atrás de todo o conhecimento possível, investiu dinheiro e tempo, mas, até o momento, não obteve o resultado esperado.

E nessa hora bate o desânimo e a tensão aumenta, especialmente porque você não sabe se está fazendo a coisa certa.

Contudo, esse cenário pode ser modificado e o desenvolvimento pessoal pode te ajudar com isso.

A transformação através do desenvolvimento pessoal não é uma ciência exata. Não existe uma fórmula única para que todo mundo alcance o sucesso.

Mas existem testes e ajustes que você faz ao longo do seu caminho que garantem o alcance de resultados melhores e mais consistentes. Por isso é importante não paralisar logo no primeiro momento sem alcançar o objetivo desejado.

Avalie o que pode ter acontecido, enderece seus medos e inseguranças e mude a sua abordagem, se necessário.

4.     Perda de tempo e dinheiro

A falta de clareza nos objetivos também pode contribuir com a perda de tempo e dinheiro. Quando você não tem um foco em metas específicas, acaba investindo o seu tempo, e até mesmo o seu dinheiro, em coisas que acabam não trazendo os resultados esperados.

Com isso, a tendência é que a desmotivação acabe te atingindo, uma vez que você não está conseguindo alcançar suas metas e conquistar os resultados que almeja.

E isso acontece não por conta de falta de capacidade, e sim porque você está direcionando o seu foco em opções que não contribuem em nada ou muito pouco para a concretização dos seus objetivos.

Conclusão

Diante de tudo o que foi dito acima, você percebe como o autoconhecimento e a clareza de objetivos são indispensáveis para a execução dos seus objetivos? Seja entender a melhor maneira de trabalhar de casa com filhos por perto, ter um negócio próprio, investir na mudança de carreira e trabalhar com o que se ama ou qualquer que seja a sua meta.

Entender o que você realmente deseja e o que é necessário fazer para chegar ao objetivo final é o primeiro passo. É tendo essa clareza nos objetivos que será possível identificar quais ferramentas você precisa, como sua rotina deve ser organizada, e como o trabalho dos sonhos deve ser, para então ser possível colocar o seu plano em prática.

Eu sei que muitas vezes pode parecer difícil ter essa clareza toda sozinha, e por isso digo que uma excelente dica é procurar ajuda, para que você faça o que ama, mas com a segurança que precisa para trilhar o caminho.

O You IN A Pocket é um programa que pode te ajudar nesse sentido.

Isso porque, através dele é possível aprender a encontrar as respostas dentro de si mesma, e assim partir para a ação com mais clareza do que precisa ser feito.

O programa te ajuda a organizar ideias, conhecimentos e colocar tudo isso em um plano de ação para seguir em frente o  caminho até sua própria satisfação pessoal e profissional.

Lembre-se, não há fórmula secreta para conquistar os seus objetivos, mas sim diversas atitudes que você pode tomar para auxiliar nessa jornada. Então, por onde você pretende começar?

 

Conta para mim, para você, qual o maior desafio para o seu desenvolvimento pessoal?

 

Separei estes artigos para você, acho que vão te ajudar a ter alguns insights!!

3 Dicas para Conciliar Home Office com Filhos Pequenos 

Trabalhar em casa – 4 ideias de negócios online para mães, esposas e donas de casa

Você já faz muito!

Onde eu estava esse tempo todo?

Eu Não Sei O Que Fazer Com A Minha Vida!! Carreira: Dicas e Reflexões Para Ajudar Nessa Jornada…

 

E se você tiver mais alguns minutos, assiste esse vídeo e você vai entender o que eu falei quando passei por isso de me sentir paralisada, por falta de clareza e o quanto o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal me ajudaram.

 

 

Compartilhar é se importar. Compartilhe!! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *