Olá! Se você está sofrendo com os enjoos da gravidez, saiba que não está sozinha. Eu, como diversas outras gestantes, sofri com os terríveis enjoos que normalmente se manifestam durante os primeiros meses de gestação.
Náuseas e vómitos no primeiro trimestre da gravidez são super comuns. Normalmente começam na 5a ou 6a semanas, durando geralmente, até a 12a semana de gestação. Mas ainda tem aquelas mulheres que sofrem estes sintomas até a 18a semana ou até o terceiro trimestre. Alguns estudos demonstram que a causa dos enjoos da gravidez está ligada aos hormônios da gravidez (hCG, progesterona, estrogênio). E se você está próximo de uma gestante passando por isso, posso dizer com propriedade… não é frescura! É muito difícil mesmo ficar dia e noite passando mal e ainda ter que desempenhar as funções normais do dia a dia.
Na minha primeira gravidez eu tive enjoo durante os três primeiros meses, mas consegui passar sem precisar de nenhuma medicação. Na segunda eu não tive nada e na terceira (sim, atualmente estou na terceira gestação… ?), essa sim me derrubou. Os enjoos começaram na 6ª semana e duraram até a 15ª mais ou menos.
Eu ficava enjoada dia e noite, não conseguia dormir, mal conseguia levantar da cama. Isso me deixou também muito deprimida e eu ainda tinha o meu filho Rafa, que na época estava com um pouco mais de um ano e que precisava dos meus cuidados e atenção. Eu dava a comida para ele chorando porque não aguentava sentir um cheiro. Foi uma fase realmente muito difícil.
Quando eu estava mais ou menos na 8ª semana e após ter tentado pulseira anti-enjoo e todas as alternativas caseiras que haviam me ajudado na 1ª gestação, resolvi ligar para o meu médico e pedir socorro!
O médico me receitou uma combinação de Vitamina B6 com um remédio que me dava muito sono, 1x ao dia, à noite. Essa combinação ajudou a amenizar os sintomas do enjoo e eu voltei a ser uma pessoa normal, ou quase normal, já que os enjoos amenizaram, mas só sessaram mesmo por volta da 15ª semana (vale lembrar: essa foi a minha experiência, nunca tome nenhuma medicação sem antes consultar o seu médico).
Bom, tenho certeza que vocês já ouviram que cada mulher é de um jeito, que cada gestação é diferente e que o que funciona para uma, pode não funcionar para a outra, mas se você está nessa fase, sofrendo como eu sofri, seguem algumas dicas que podem amenizar os efeitos desse período tão difícil para algumas mulheres.
1) Alimente-se a cada duas horas
Apesar do enjoo, você precisa comer. Ficar muito tempo em jejum só vai te deixar ainda mais enjoada. Não se preocupe neste momento com a alimentação perfeita, coma o que tiver vontade. É melhor se alimentar com algo que fique no estômago do que comer a refeição perfeita e depois colocar para fora.
2) Tenha sempre a mão algo para comer
Tenha sempre na bolsa ou na gaveta do trabalho, coisas para fazer um pequeno lanchinho. Assim, se você estiver na rua ou se estiver em um dia muito corrido, você tem sempre algo à mão. Algumas sugestões seriam bolachas simples, barras de cereal, torradas e mix de oleaginosas (nozes, castanhas, etc).
3) Coma pequenas porções
Procure comer pequenas porções para não pesar muito no estômago.
4) Consuma mais alimentos frios ou em temperatura ambiente
Normalmente alimentos frios exalam menos cheiro e têm mais chance de parar no estômago.
5) Evite alimentos gordurosos
Os alimentos gordurosos são de difícil digestão. Tente sempre optar por coisas mais leves e saudáveis.
6)Deixe um biscoito tipo cracker ou de água e sal ao lado da cama
Os biscoitos de água e sal ajudam a aliviar o mal-estar. Nesta fase de enjoos, eu sempre tive um pacote no meu criado-mudo e comia pelo menos 1 biscoito antes de levantar pela manhã. Coma sem beber nada e espere alguns minutos antes levantar.
Para quem sente enjoo durante a madrugada, comer um biscoito também pode ajudar.
7) Comer alimentos ricos em vitaminas do complexo B pode diminuir a náusea.
Assim como a vitamina que o médico me recomendou, existem alguns estudos que dizem que comer alimentos do complexo B podem diminuir a náusea. As vitaminas do complexo B estão presentes em nos peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre.
8) Beba suco de limão várias vezes ao dia
Existem muitas gravidinhas que dizem que o suco ou picolé de limão ajuda a combater os enjoos da gravidez. Isso ocorre em função da acidez da fruta. Outros sucos que podem ajudar pelo mesmo motivo, são o de kiwi e de abacaxi. Você pode inclusive usar água de coco para se manter hidratada e com maior tolerância aos enjoos.
9) Beba pequenas quantidades de líquido várias vezes ao dia
Independente do suco que você escolher ou se preferir água, tente ingerir em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.
10) Evite neste período…
Banana, manga, abacate, fruta-do-conde, graviola e pêssego. Estes alimentos são contraindicados para essa época da gravidez, porque podem piorar as náuseas.
11) Dormir ajuda!
Se você conseguir, durma sempre que tiver sono. Se estiver no trabalho e não for possível dormir um pouco depois do almoço, tente encontrar um local para relaxar o corpo e a cabeça por alguns minutos. Você pode! Além do mais, durante os primeiros meses, o excesso de hormônios circulando pelo corpo e o metabolismo mais lento nos deixam mais sonolentas.
12) Converse com o seu médico sobre a vitamina B6
Não utilize por sua conta, mas se estiver com uma náusea severa, pergunte ao médico sobre a B6.
13) Converse com alguém
Para algumas mulheres essa é uma fase muito difícil. Os enjoos, o cansaço físico, o excesso de sono, isso tudo somado, pode te deixar muito deprimida. Eu passei por isso!! Conversar com o seu parceiro ou com alguém de confiança, pode ajudar a extravasar um pouco tudo isso e é sempre bom saber que você tem apoio.
Fale com o seu médico se estiver vomitando muito!
E se isso te consola, essa fase é muito chata, mas passa!! Aproveite para ler também o texto sobre como ser uma grávida estilosa sem gastar muito. Clique aqui!
Um abraço bem apertado, você não está sozinha!!
Lú
Comentários estão fechados.