6 Dicas Para Lidar Com Seus Desafios Diários E Ter Mais Inteligência Emocional

Inteligencia Emocional - 6 Dicas Para Lidar Com Seus Desafios Diários E Ter Mais Inteligência Emocional
Como manter a inteligência emocional em meio a tantos desafios diários?

 

 

Ser mulher e exercer tantos papeis ao mesmo tempo, é um desafio constante, que exige uma boa dose de Inteligência Emocional.

E eu sei como a rotina de boa parte das mulheres é praticamente uma maratona. Casa, filhos, emprego ou negócio próprio e muitas vezes estudos, é tanta coisa para se fazer que a ansiedade e o estresse parecem quase fazer parte de nossa personalidade.

E em meio a essa avalanche de responsabilidades e desafios, controlar as emoções e agir de forma consistente e equilibrada parece quase impossível.

Principalmente quando você tem que lidar com crianças em pleno desenvolvimento, rotinas administrativas que tomam muito do seu tempo, variações do mercado, compras de supermercado e muito mais.

Mas não precisa ser assim.

Uma coisa é fato, a realidade que estamos vivendo é totalmente fora de qualquer planejamento, de qualquer organização mental, ou física. Essa pandemia de Coronona vírus que fez com que todos vivêssemos uma rotina como em tempos de guerra, não estava nos livros, não estava nos cursos, não estava em lugar nenhum.

A partir daí, já há motivo suficiente para entender que as coisas não são como antes e o que a gente entendia por normalidade, precisa ser revisto.

Mas antes de começar a falar dos desafios diários que podem ser mais simples se a gente usar a inteligência emocional…

O que é Inteligência Emocional?

 

Inteligência emocional é a capacidade que um indivíduo tem de identificar as próprias emoções (autoconhecimento), compreender as suas e as emoções de outras pessoas (empatia), e decidir de forma consciente, como agir.

Em resumo, alguém com inteligência emocional não se deixa controlar pelas emoções. Primeiro grita, fala o que bem entende e depois pede desculpas.

Quem tem inteligência emocional consegue identificar os gatilhos e toma medidas conscientes para manter o equilíbrio emocional.

Aqui vão 6 dicas super importantes de como se aperfeiçoar nesta habilidade e com isso, lidar melhor com os desafios diários.

 

1) Faça uma Auto-avaliação

A auto-avaliação é o primeiro passo para desenvolver o autoconhecimento. Quando se tem uma rotina corrida, pode parecer impossível parar, respirar fundo, e entender o que está acontecendo consigo mesma.

Mas, isso é extremamente necessário.

É assim que você poderá identificar os seus objetivos, suas limitações e como você pode trabalhar tudo isso para ter mais sucesso na carreira e na vida.

Nesse sentido, existem programas, como o You IN A Pocket (YIP), por exemplo, que podem ser de grande ajuda. Isso porque, por meio deles você aprenderá a reconhecer suas próprias emoções, forças, fraquezas, valores e o que te move na vida.

Com isso, você consegue ter mais clareza de como as suas ações impactam não só a sua vida como das pessoas ao seu redor.

A gente só muda o que a gente tem consciência, portanto, este é o primeiro passo!

YIP - 6 Dicas Para Lidar Com Seus Desafios Diários E Ter Mais Inteligência Emocional
Autoconhecimento é PRIMORDIAL para mais Equilíbrio Emocional. Clica para saber mais!

 

2) Auto-regulação

Pensar antes de agir, essa é uma regra de ouro para o desenvolvimento da inteligência emocional. Parece fácil falar, porque na hora que o sangue ferve é difícil mesmo controlar as emoções.

Por isso, é muito importante dedicar um tempo ao passo anterior – auto-avaliação ou autoconhecimento.

Se a gente perde a paciência, se descontrola, de deprime, se entristece, é porque a gente está julgando uma ação ou situação como boa ou ruim. Isso está muito ligado ao que a gente acredita, aos nossos valores e princípios.

Regular emoções, não significa que você deve abafá-las ou que vai deixar de sentir. Significa canalizá-las adaptando as circunstâncias, para que você não se desvie dos seus objetivos.

Quando você deixa as emoções te abalarem, acaba deixando a lógica de lado. E é com isso que os maiores erros acontecem.

Para resolver esse tipo de questão, você precisa desenvolver a sua auto-regulação, ou seja, sua disciplina. É necessário assumir o papel de liderança sobre suas próprias decisões, se adaptando as mudanças e assim analisando as situações de forma crítica.

Receba as atualizações do Blog no seu e-mail!

São só 2 passos!!

redirect - 6 Dicas Para Lidar Com Seus Desafios Diários E Ter Mais Inteligência Emocional

 

3) Desenvolva sua inteligência emocional tendo mais Empatia e Compaixão

A empatia e a compaixão ao encarar desafios também são fundamentais para a sua inteligência emocional. Se colocar no lugar do outro vai te ajudar a compreender melhor o por que a pessoa está agindo daquela maneira, e assim compreender de que forma você pode escolher lidar com as situações.

E isso vale tanto para o aspecto profissional como pessoal.

Por exemplo, na sua empresa uma colaboradora não está conseguindo se ajustar ao horário por conta do momento em que vivemos. Você sabe como é desafiador conseguir gerenciar tudo sem deixar nada de lado.

Logo, buscar formas para que ambas sejam ajudadas é uma boa saída. Talvez um ajuste de horário ou até mesmo uma mudança de função possa gerar resultados para você e também para ela.

Em casa isso também não é diferente. As crianças andam mais bagunceiras do que nunca?

Entenda que para elas o momento atual é ainda mais difícil, uma vez que elas não conseguem compreender a gravidade do período. Por isso é importante ter paciência e separar um tempo específico apenas para ter atividades com elas, que ajudem a gastar energia, mas a fortalecer laços.

Lembra que falei mais acima sobre o programa YIP e o quanto ele pode contribuir com o seu autoconhecimento e equilíbrio emocional?

Pois bem, aqui ele também pode te ajudar, mostrando como criar uma rotina organizada que te permita lidar com todas as tarefas e atividades do dia a dia, sem comprometer seu bem-estar físico e mental.

E aqui entramos em um ponto importante. Muito se fala em ter empatia pelo outro, mas muitas vezes, somos extremamente rigorosas com nós mesmas. Nos cobramos a perfeição e nos levamos ao limite.

Quando a gente se sente exausta e sobrecarregada, isso abala a nossa inteligência emocional.

Portanto, cuide dos outros, mas comece por você e pelas suas emoções! 😉

 

4) Gerenciamento de Relacionamento

Construir e manter relacionamentos saudáveis é um dos pilares da inteligência emocional.

É por meio desse gerenciamento que você poderá ficar mais próxima das pessoas, e assim fazer que todos tenham um mesmo direcionamento. E isso é válido tanto para quem precisa liderar equipes, como para quem está tocando o projeto dos sonhos de casa.

O modo como você lida com as pessoas poderá te dar o suporte necessário para vencer qualquer desafio.

5) Comunicação Efetiva

A comunicação efetiva é uma das principais habilidades sociais que é necessário desenvolver para ter inteligência emocional.

Afinal de contas, é a falta dela que pode gerar mal-entendidos, erros e conflitos.

Se você sabe se comunicar de forma efetiva dentro do seu ambiente de trabalho, bem como dentro de casa, fica mais simples fazer com que as coisas fluam com mais leveza e tranquilidade.

Os funcionários saberão exatamente o que devem fazer para melhorar os resultados e permitir que você tenha mais tempo em família. Já em casa, a tendência de uma boa comunicação é que as crianças poderão ter um comportamento melhor através do diálogo, pois irão compreender a situação.

6) Estrutura emocional é importante no desenvolvimento da inteligência emocional

A estrutura emocional nada mais é do que o modo como você encara situações que lidam diretamente com suas emoções. Desde uma queda nas vendas, até o filho que resolveu chamar mais a atenção em um dia.

E para fortalecer essa base, você precisa praticar a automotivação. É se manter motivada, mesmo quando as coisas não saem como o planejado.

Uma forma de fazer isso, é tendo clareza dos seus porquês, exatamente isso, o por quê você faz o que faz.

Entenda, nenhuma pessoa no mundo é perfeita e toca os projetos sem uma única frustação. Isso porque existe uma grande infinidade de fatores que não temos controle sobre, como, por exemplo, a economia.

Mas sabe o que você pode controlar?

O modo como lida com essas situações. Você pode fazer tudo, desde que tenha foco, disciplina, força de vontade e inteligência emocional para lidar com mudanças ao longo do caminho!

Você também vai gostar destes artigos:

Conclusão

Desenvolver a inteligência emocional vai te ajudar tanto com os desafios da vida profissional, como da pessoal, criando assim condições de se manter em equilíbrio, mesmo em meio à situações desafiadoras. Como te falei anteriormente, o programa YIP pode te ajudar nesse processo.

Vou deixar esse vídeo para você assistir e entender como o You IN A Pocket pode fazer isso por você. É só clicar na imagem.

 

 

Compartilhar é se importar. Compartilhe!! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *