Consumir café faz mal?

coffee 2390136 1920 1 1024x696 - Consumir café faz mal?
Café faz mal?

 

Consumo de café faz mal? Depende, pois muitas pessoas se sentem dependentes do café – do tipo: não consigo ficar sem café! Preciso tomar um café para acordar.

O consumo do café apresenta alguns benefícios como melhorar a concentração, dar mais “pique” durante o dia (diminui fadiga), pode melhorar a capacidade cognitiva, a atenção, o foco ( principalmente em dias mais intensos de trabalho e/ou estudos)…. MAS ( e sempre tem um mas…) as vezes as pessoas não percebem os efeitos negativos do alto consumo de café como por exemplo – se você é uma pessoa mais ativa, mais “ligada” com o excesso de café pode ter uma diminuição no tempo de sono ou dificuldade para “pegar” no sono, e isso pode ir se agravando se esse consumo permanecer exagerado – esse é um sinal clássico e mais fácil de ser observado, porém existem outras questões como – aumento da ansiedade / compulsividade e do nervosismo; então pessoas que já apresentam tendência para esses fatores, podem piorar esses sintomas.

Quanto devo consumir então?

Mais uma vez depende, pois como tudo na nutrição essa quantidade é muito individual, não existe uma regra que seja para todo mundo – vai depender do perfil genético (como é a metabolização de cafeína pela pessoa- se é lenta ou rápida); depende do sexo; se é ativo ou sedentário ou se é gestante. Com isso vários fatores devem ser levados em consideração para estabelecer a dose ideal de consumo.

 

Receba as atualizações do Blog no seu e-mail!

São só 2 passos!!

redirect - Consumir café faz mal?

 

De uma forma bem geral o que se preconiza é o consumo de em média 200 a 400mg de cafeína por dia, o que equivale a mais ou menos 3 a 4 xícaras de café (vai depender do tipo de café se é expresso, o tipo de grão, etc) se você ultrapassa essa dose diária ou se mesmo com essa dose padrão já apresenta alguns dos sinais negativos citados acima, o ideal é reduzir esse consumo de cafeína. Lembre-se de que cafeína não é exclusivo do café, pode estar presente em vários chás ( chá verde, chá preto, mate, etc) e no chocolate.

Enfim, preste atenção nos sinais que teu corpo te dá em vários aspectos, percebendo se seu sono está mais irregular, como você se sente quando acorda (cansado /disposto), se você está mais agitado, etc. Nosso corpo sempre nos avisa quando algo não está bom, temos que aprender a observar e respeitar!

Por hoje é só, boa semana a todos e até a próxima.

Valéria

Dê uma olhada também nestes artigos…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *