8 truques para ganhar tempo e praticidade na cozinha

Ganhar tempo e praticidade na cozinha, quem não quer? Com a correria do dia a dia, nem sempre conseguimos ter uma alimentação balanceada e variada como gostaríamos. Até compramos frutas, verduras e legumes frescos, mas muitas vezes acabam estragando porque não planejamos bem a compra ou porque simplesmente não tivemos tempo de prepara-los. Quem nunca? 

Neste artigo vou compartilhar com você 8 truques para ganhar tempo e praticidade na cozinha. No final me conta se você já conhecia alguns destes truques e se você conhece alguma outra coisa que não mencionei.

Cozinhar para algumas pessoas é uma terapia, são capazes de passar horas na cozinha e nem percebem o tempo passar.  Para outras, cozinhar é uma obrigação e ir para o fogão todos os dias é um tormento. Eu estou no time do meio, não amo, mas gosto de inventar umas receitinhas de vez em quando.

Cozinho porque acredito que essa seja a melhor forma de oferecer uma alimentação saudável para a minha família, mas não curto a obrigação e definitivamente sou a favor da praticidade.

Não importa em que grupo você esteja, quem não quer se alimentar bem e ganhar tempo no preparo? 

 

Receba as atualizações do Blog no seu e-mail!

São só 2 passos!!

redirect - 8 truques para ganhar tempo e praticidade na cozinha

 

Dica #1 – Planejamento é fundamental

Escolha um dia da semana para fazer suas compras, conheço gente que vai ao supermercado todos os dias para comprar o que vai cozinhar, mas isso é perda de tempo. 

Se você já sabe o que vai cozinhar, leve uma lista. Eu gosto de comprar vegetais, frutas e legumes da época então, vou com algo em mente, mas decido o que vou cozinhar na semana enquanto estou fazendo as compras.

Tem gente que não consegue pensar no cardápio com tanta antecedência e sempre falta algo na hora do preparo. Tudo é uma questão de hábito, se você quiser ganhar tempo na cozinha, essa etapa é fundamental.

Hoje você ainda pode contar com os serviços de compra pela internet que eles entregam na sua casa. Já usei isso e de fato facilita muito a vida. A única coisa, pelo menos do serviço que eu utilizei é que para os legumes e vegetais frescos, nem tudo que tem no site, tem na loja então, se você tiver um tempinho, vale a pena escolher estes itens você mesma.

Ganhar Tempo e Praticidade na Cozinha 2 1024x682 - 8 truques para ganhar tempo e praticidade na cozinha
Truques Para Ganhar Tempo e Praticidade na Cozinha

 

Dica #2 – Separe os alimentos e temperos frescos em porções pequenas

Essa é uma dica que ajuda muito a ganhar tempo e praticidade na cozinha. Ervas frescas como salsinha, cebolinha, manjericão e coentro, podem ser congeladas e deixadas prontas para uso. Dessa forma, além de ganhar tempo no preparo você ainda evita desperdício porque a durabilidade é muito maior (3 a 4 meses).

Basta lavar, secar, separar em porções e congelar em saquinhos plásticos próprios. Você pode até picar antes se costuma usar assim.

As carnes, se você não utiliza as porções inteiras, já separe e congele nas porções corretas.

O frango, você pode congelar já no formato que vai utilizar: tiras, cubos, filé ou até desfiado, pronto para temperar.

Uma coisa que também facilita bastante, é deixar o alho e a cebola já prontos para você só jogar na panela na hora de refogar. A proporção seria mais ou menos de 2 cebolas médias para 2 cabeças de alho e 1/4 de azeite ou óleo vegetal. Basta descascar, cortar em pedaços e levar ao triturador até formar uma pasta ou ficar na consistência que você gosta.

O armazenamento deve ser feito em um recipiente de vidro com tampa, devidamente higienizado. Pode ficar na geladeira por até 30 dias.

Outros itens como brócolis e couve-flor, podem ser higienizados, cortados e armazenados na geladeira prontos para o cozimento.

 

Dica #3 – Nem todo congelado é ruim…

Aqui nos Estados Unidos há muita variedade de legumes e vegetais que foram congelados já cortados e higienizados e que não foram cozidos e não tem nenhum conservante adicionado. Além dos vegetais frescos, eu sempre tenho esses pacotinhos no freezer e de fato facilitam muito principalmente nos dias em que preciso ser rápida. 

Para outros países que não tenham tanta variedade como aqui, você mesma pode fazer esse processo de congelamento na sua casa. Pode higienizar, secar bem, picar e levar para o freezer em saquinhos próprios.

Encontrei um artigo no blog TuaSaúde com dicas de congelamento de legumes e verduras para que não percam os nutrientes e te digo, sou super a favor porque agiliza muito a vida na cozinha! Clique aqui para ler.

Ganhar Tempo e Praticidade na Cozinha 5 1024x682 - 8 truques para ganhar tempo e praticidade na cozinha
Truques Para Ganhar Tempo e Praticidade na Cozinha

 

Dica #4 – Otimize o tempo

Que tal aproveitar que você está cozinhando algo e já fazer outros preparos ao mesmo tempo? Aqui em casa, quando faço carne na panela de pressão, por exemplo, já aproveito o caldo, jogo uns legumes e faço uma sopa que poderá ser consumida em outros dias.

A carne, sempre faço a mais, assim separo em porções, uma parte em pedaços, outra desfiada… depois, você pode usar a criatividade, fazer acebolada, usar em risotos ou em molho de macarrão.

Quando estou cozinhando algo, como um arroz, por exemplo, coloco uma badeja de silicone sob a panela e já aproveito para fazer brócolis e outros legumes no vapor que poderão ser consumidos naquela refeição ou no dia seguinte, assim não preciso cozinhar novamente. 

Vai levar alguma coisa ao forno? Já aproveita e coloca junto em outra bandeja, abóbora em cubos ou batata doce tipo chips. A abóbora pode virar um delicioso purê e a batata doce pode substituir o arroz. Basta temperar com um pouco de azeite, sal e ervas e levar ao forno.

 

YIP - 8 truques para ganhar tempo e praticidade na cozinha
Já conhece a minha mentoria online para mulheres?

 

Dica #5 – Seja amiga do seu freezer

Você não precisa cozinhar todos os dias, mas quando o fizer, faça a mais e congele! 

Já que você vai dedicar o seu tempo com a barriguinha no fogão, faça um pouco a mais e o que não for consumido, separe em porções individuais, identifique com data, quantidade e o nome do alimento e congele no mesmo dia!!

Aqui em casa, o desperdício de comida é quase zero, justamente por esse hábito.

Eu também consigo montar pratinhos bem variados e coloridos, com grãos diversos, carboidratos complexos e até legumes, justamente porque tenho as porções congeladas. 

O importante é não deixar dias na geladeira e depois resolver congelar. Preparou? O que sobrar, congele! Só não vale esquecer de consumir o que está no freezer. 

Ganhar Tempo e Praticidade na Cozinha 4 1024x683 - 8 truques para ganhar tempo e praticidade na cozinha
Truques Para Ganhar Tempo e Praticidade na Cozinha

 

Dica #6 – Organize a sua cozinha

Organização é uma grande aliada de quem quer ganhar tempo e praticidade na cozinha e pode poupar muito do seu tempo no dia a dia.

Deixe os objetos que você mais utiliza ao seu alcance. Pense na organização da sua cozinha, de acordo com a sua rotina. Você faz vitamina todos os dias pela manhã? Então o liquidificador é algo que precisa estar de fácil acesso.

Colocar as coisas sempre no mesmo lugar, também ajuda muito viu! 🙂

Antes de começar a cozinhar, verifique se você tem tudo o que precisa, separe os ingredientes e deixe à vista para que você não esqueça de nada importante, como de colocar o fermento no bolo, por exemplo…. 😉

Criar o hábito de à medida que você cozinha ir lavando a louça suja e guardando o que já utilizou pode parecer bobagem, mas também economiza tempo e facilita a vida.

 

Para ler mais sobre organização e ganho de tempo, veja os artigos abaixo:

Dica #7 – Compre produtos que possam agilizar o preparo

Não há como negar, existem produtos e eletrodomésticos que te ajudam a ganhar tempo e praticidade na cozinha. Panelas elétricas, descascador de vegetais, a lava-louça… 

Você não precisa fazer grandes investimentos e comprar tudo de uma vez, eu fui montando o meu “acervo” ao longo dos anos.

Não gosto de sair comprando porque está na moda, sempre pesquiso antes, leio os comentários, pesquiso preço e penso se realmente aquele produto será útil para mim. Eu não faço muito bolo então uma batedeira super eficiente não é algo importante para mim.

Dos eletrodomésticos, os que eu mais utilizo são: panela de pressão elétrica (tenho há anos), air fryer (comprei há poucos meses), liquidificador, mixer e a lava-louça. Para quem acha que lava-louça gasta mais água, a eficiência delas nos últimos anos tem evoluído muito. As máquinas mais modernas chegam a gastar menos água que uma lavagem comum com as mãos. A economia pode ser de até 4 a 6 vezes, dependendo do ciclo e do modelo utilizado.

 

Dica #8 – Conte com ajuda

A cozinha é lugar de todos! Acabou aquele mito que só a mulher cozinha, conheço homens que cozinham extremante bem e são os responsáveis por essa parte da casa. Ou ainda, casais que se alternam na cozinha.

Como vimos, facilitar a vida na cozinha implica em planejamento, organização e outras coisas que não só o preparo dos pratos em si. Cada um pode ter uma responsabilidade, assim não fica pesado para ninguém.

Se você mora sozinha(o), há serviços de entrega de alimentos em casa, já em porções pequenas/individuais, prontas para cozinhar! Vale pesquisar o que melhor se encaixa nas suas necessidades.

 

Se você tiver outras ideias que não citei, compartilha comigo!!!

Com carinho,

Compartilhar é se importar. Compartilhe!! 🙂

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *