Você Acha que não Leva Jeito na Cozinha? O segredo é ter praticidade na cozinha!

de Lucyane

Aqui no blog temos uma sessão chamada “Mão na massa, mamãe na cozinha” onde compartilho diversas receitinhas rápidas, fáceis, saudáveis e deliciosas recomendadas para toda a família. Sou a maior buscadora de tudo que possa trazer praticidade na cozinha.

No final deste artigo, vou dar uma dica de ouro para você Dominar a sua Cozinha!!  

Antes de mais nada, quero fazer um parênteses que mamãe na cozinha é só uma analogia com o nome do blog, porque na minha opinião, a alimentação da família é assunto de todos e é muito legal quando há envolvimento. Se um tem mais habilidade cozinhando, o outro pode ser responsável pela louça e assim por diante; assim não fica pesado para nenhum lado.

Se você me acompanha lá pelo Instagram (@Ficofoca, clique aqui se você não nos segue ainda) já deve ter visto algumas das receitas que eu faço por lá. Normalmente levam ingredientes simples, fáceis de fazer e que sejam super saudáveis!

Tem gente que acompanha os meus posts e acha que sou ótima na cozinha, que faço esses pratos porque tenho tempo ou talvez que eu adore cozinhar! ??‍?

Nada disso é verdade, ou pelo menos, nem sempre foi assim. Encontrar praticidade na cozinha foi determinante para que eu me aprofundasse na “arte da culinária”!

Justamente por isso, faço questão de compartilhar a minha relação com a cozinha para que vocês vejam que todos somos capazes.

Uma dica é descobrir que tipo de relação você tem ou quer ter com a cozinha e criar uma rotina que funcione para você, para o seu estilo de vida e a rotina da sua casa.

Todo mundo tem alguém que admira no quesito alimentação; às vezes é aquela mãe que sempre manda frutinhas cortadas na lancheira da escola, que faz pratos incríveis e que oferece uma alimentação para o filho que do nosso ponto de vista é perfeita!

Muitas vezes nos sentimos péssimas por não conseguir fazer o mesmo seja por falta de tempo ou de habilidade mesmo. Parece que aquela realidade está tão distante da nossa… tenha calma, vou te mostrar que com um pouco de organização, planejamento e claro, vontade, a cozinha pode ser menos complicada do que parece, você também pode chegar lá, assim como eu cheguei!! ???

 

Você já baixou o meu e-book gratuito de receitas? São 15 receitas doces e salgadas, fáceis de fazer e super saudáveis, além de dicas para uma alimentação mais saudável e descomplicada desde a introdução alimentar. Clique aqui para baixar

Praticidade na Cozinha?? Como foi para mim, ANTES de DEPOIS de casar…

Quando mudei para os Estados Unidos eu havia acabado de me casar e antes disso, eu não cozinhava NADA. Chegava em casa do trabalho e o jantar estava pronto, graças à minha querida mãe. Não que a minha mãe não me incentivasse a aprender, mas eu não me interessava nem um pouco pela cozinha.

Ao chegar nos Estados Unidos, éramos só meu marido e eu. Não tínhamos amigos no início, não conhecíamos ninguém, não tínhamos ajuda em casa e a saída para não ter que encarar “junk food” todos os dias foi cozinhar (junk food é uma expressão muito conhecida por aqui e se traduz como comida lixo, ou seja, comida industrializada e nada saudável). 

Aos poucos fui me familiarizando com os ingredientes daqui, com os famosos eletrodomésticos e comecei a fazer os meus experimentos.

Chamo de experimentos porque sempre gostei de inventar coisas novas. Sou do tipo que dificilmente faz a mesma receita exatamente igual.

Quando tínhamos vontade de comer algo característico da nossa culinária, ou eu tinha que cozinhar ou esperar a próxima oportunidade de ir ao Brasil e comer como uma louca por 2 semanas para matar a vontade de todos os pratos ?.

Colocando a Mão na “Massa” e Descobrindo a MINHA Relação com a Cozinha

Entre as minhas experiências, descobri uma outra coisa, eu não gostava de cozinhar, ou melhor não era um sofrimento, mas eu não gostava de passar horas na cozinha como algumas pessoas que eu conhecia, que tinham verdadeiro prazer em passar horas cozinhando.

A demora no preparo e receitas muito complicadas me deixavam de mal humor.

Gosto da praticidade, adoro comida saudável e saborosa, desde que de preparo rápido. E garanto, sim é possível unir tudo isso e vou compartilhar várias receitas aqui no blog!!

 

Nunca me esqueço quando resolvi dar um jantar árabe em casa para 10 pessoas!!

No Brasil era muito comum ter almoço árabe na casa da minha tia.  As irmãs se juntavam, ficavam horas cozinhando e nós, na época adolescentes sentávamos à mesa na hora de comer para saborear todas aquelas delícias!!

Bom, no meu caso, morando nos Estados Unidos, sem muita experiência na cozinha e sem ajuda, a minha ideia brilhante de cozinhar sozinha para 10 pessoas se tornou em um pesadelo, pelo menos para mim!

Foi a primeira vez que estava promovendo um ‘get together’ em casa, nunca tinha cozinhado para tanta gente! Passei literalmente o dia todo em pé cozinhando porque eu achava que tinha que fazer tudo e não podia comprar nada pronto, assim como era na casa da minha tia. Escolhi as receitas que eu mais gostava e algumas eram muito trabalhosas e tinham muitos passos!!

Com a minha inexperiência, segui à risca passo a passo de todas as receitas! A comida ficou uma delícia e os convidados ficaram satisfeitos (pelo menos aparentemente… :-)), mas eu, fiquei com um mal humor que não me cabia e ainda falava para o meu marido, aproveita viu! Porque isso aqui nunca mais!! Hahahah coitado!

Isso não significa que não goste de receber ou de cozinhar para os meus convidados. Muito pelo contrário, depois desse dia fiz almoços e jantares em casa, mas com receitinhas práticas e de preparo rápido. O que quero dizer com isso, é que nem todo mundo precisa amar passar o dia na cozinha para fazer um almoço ou jantar em casa. Praticidade na cozinha foi a chave do sucesso no meu caso.

E assim, fui descobrindo a minha relação com a cozinha. Adoro comer, amo receitinhas práticas e saudáveis, mas não gosto de passar muito tempo na cozinha e nem de cozinhar todos os dias. Isso não foi um problema aqui em casa e nos meus posts vou te mostrar isso.

Aprender quais são seus Aliados na Cozinha

A cozinha, como qualquer área de trabalho, precisa de ferramentas.

Descobri no congelador um grande aliado para ter praticidade na cozinha. Sim, comida fresca feita em casa e congelada adequadamente é ótima e a perda de nutrientes é mínima se comparada com a variedade que você pode oferecer para a sua família. Sem contar que o desperdício de comida é bem menor, para não dizer quase nulo.

Além de facilitar outros preparos como carnes, vegetais e leguminosas e naqueles dias em que você está cansada e não quer cozinhar, sempre tem algo no congelador para salvar.

Aprendi que organização na cozinha é TUDO para uma alimentação saudável. Sim, vou fazer outros posts falando sobre isso (cadastre seu e-mail para saber quando tem post novo).

E claro, alguns utensílios são indispensáveis!

Nas minhas receitas, normalmente menciono quais utensílios eu utilizei, mas se vocês quiserem post só sobre os itens que facilitam a minha vida na cozinha, deixem aí embaixo nos comentários que eu faço com o maior prazer.

Quero dizer com tudo isso que se você é uma mãe, pai, avó, tia, alguém que não gosta ou pensa que não leva jeito para cozinhar, mas tem vontade de oferecer uma comida saudável para a sua família…. esse espaço “Mão na massa, mamãe na cozinha” é para você!

E se você gosta e já é uma super cozinheira buscando ideias práticas e saudáveis para o dia a dia, esse cantinho também é para você.

Agora, que eu já contei um pouco como a praticidade na cozinha foi importante para que eu mudasse o discurso de não gosto de cozinhar, para adoro criar pratinhos coloridos e saudáveis para a minha família… se você quer surpreender ainda mais a todos na sua casa aprendendo técnicas e receitas incríveis utilizadas por grandes chefs, clique no link abaixo e conheça mais sobre o curso que eu indico, o Domine sua Cozinha.

Praticidade na Cozinha

Praticidade na Cozinha

 

Lucyane

Olá, eu sou a Lú. Leadership Coach, Mentora de Carreira, Palestrante, Empreendedora e uma especialista em Estratégias de Desenvolvimento de Talentos. Com mais de 10 anos no mundo corporativo incluindo empresa da lista Fortune 500 nos Estados Unidos, já desenvolvi e facilitei programas de transformação organizacional que impactaram mais de 20.000 colaboradores de grandes organizações no Brasil. Desde o lançamento da minha marca Ficofoca, em 2019, venho mentorando mulheres empreendedoras e executivas de vários cantos do mundo em suas jornadas de realização profissional. Tenho sido também, uma parceira estratégica das empresas na criação de programas e workshops para que times de alto potencial performem em alta performance de forma sustentável. Moro nos Estados Unidos há mais de uma década e atendo clientes de todos os cantos do planeta. Clique em SOLUÇÕES para conhecer mais sobre o meu trabalho.

você pode gostar

4 comentários

Luciana Cupido julho 24, 2018 - 12:10 am

Quando comecei a ler este post, logo me lembrei do jantar árabe que vc fez… e algumas linhas adiante, você citou essa experiência, que de fato ficou na memória.
Sua criatividade e praticidade na cozinha são inquestionáveis. Admiro demais, e olha que quem vos escreve, modéstia parte, é uma cozinheira de mão cheia.

Lucyane julho 24, 2018 - 10:22 pm

hahaha…. esse dia entrou para a história! Mas foi um aprendizado e tanto! Elogios culinários vindos de você são uma honra!! Beijos!!

Malu Novaes julho 31, 2018 - 2:16 pm

Lucy, tudo o que você faz é uma delícia, prático e saudável.

Sou muito preguiçosa e realmente gostaria de trazer essa praticidade na cozinha para minha vida 🙂 rs. Preciso aderir!

Obrigada pelas dicas, o blog está um sucesso!!

Beijo grande,

Comentários estão fechados.