O que fazer quando você não sabe o que fazer?

de Lucyane

Olá! Para você que chegou aqui em função do título: O que fazer quando você não sabe o que fazer, decidi escrever sobre isso porque é uma das perguntas que mais recebo lá no meu direct do Instagram.

Não sei se você sabe, mas eu já fui essa pessoa. Eu queria muito trabalhar com algo que eu gostasse, eu tinha mudado de país e tinha muita vontade de dar continuidade à minha vida profissional, mas não só para pagar as contas.

Eu queria uma oportunidade de me desenvolver, de fazer algo que eu gostasse e que pudesse ajudar outras pessoas. Só não sabia que isso seria mais difícil do que eu pensava.

Já estou há mais de uma década morando fora do Brasil e hoje quase 14 anos trabalhando com desenvolvimento profissional, quero muito te ajudar a encontrar o seu caminho de sucesso e realização profissional.

 Ah! Ele não precisa ser linear, tá? Mas ter clareza dos pontos que vou dividir aqui com você já vai te ajudar a iniciar essa jornada.

 

Não sei por onde começar.

Quando eu trabalhava com treinamentos corporativos ao ar livre, os famosos ‘outdoor trainings’, tinham 3 coisas básicas que precisávamos saber antes de tudo:

  • De onde será o ponto de partida?
  • Onde queremos chegar?
  • Como fazer para chegar lá?

Sabendo disso, preparávamos os recursos, equipamentos, alimentos, a parte logística de planejamento de horários, paradas, etc.

 

De onde?

Parece bobagem, mas muita gente não faz pausas mesmo que pequenas, para organizar as ideias e definir aonde quer chegar. A cada dia, dependendo do humor a pessoa corre de um lado para outro ou até não corre para lado nenhum.

Então faz isso agora, se você quer descobrir o que fazer quando você não sabe o que fazer. Pega uma folha de papel e caneta, traça uma linha na horizontal e do lado esquerdo escreve: de onde. Em baixo disso, descreva o seu ponto de partida, como se fosse uma fotografia do seu momento profissional atual.

Descreva o que você faz, como se sente, quais são seus sonhos, desejos e também suas dores e frustrações.

 

Depois disso, é hora de você pensar: para onde?

Este será o seu ponto de chegada.

Você sabe aonde quer chegar? Qual é o seu objetivo,  a transformação que você espera para a sua vida?

Embaixo do Ponto de Chegada você vai responder:

  1. Um dia ideal na minha vida é…

Pensa no que é importante para você e como isso fará parte desse momento que você vai construir.

  • Com quem você está?
  • Como você está?
  • Onde você mora?
  • Onde você trabalha?
  • O que você faz?
  • Para quem você faz?
  • Que roupa você usa?
  • Como é a sua casa?
  • Como é o seu trabalho?

Nesta fase é importante desapegar de limites e pensar como seria o seu estilo de vida ideal se você não tivesse nenhum limite.

A principal razão para criar um mapa como este é facilitar o processo de organização das suas ideias, assim você saberá o que priorizar para agir de forma mais efetiva.

 

Agora é hora de pensar: o que você precisa para chegar lá.

Lembra dos recursos e toda parte logística envolvida para organizar um treinamento ao ar livre? Pois agora é hora de você definir tudo o que precisa para chegar aonde deseja.

E para isso, vamos estabelecer algumas metas macro e depois a micro metas de sucesso.

A sensação de estar se movendo todos os dias em direção ao seu objetivo à medida que realiza suas micro e macro metas, vai te ajudar a se manter motivada para encarar a jornada.

Se você puder ter um caderninho só para isso, será bem legal.

Às vezes, essas metas vão envolver outras pessoas, cursos e formações, novas rotinas / organização ou criação de novos hábitos.

É importante também, colocar prazo e manter a consistência, um pouco todos os dias em direção à meta desejada.

Celebre suas conquistas!

No mundo corporativo se usa muito a motivação extrínseca que está fora de nós. É a cenourinha que se diz. Um bônus, uma premiação… e quando somos solo/micro/nano empreendedores, a gente normalmente tem muito forte a motivação intrínseca, que é o propósito e que eu considero a mais importante para a sustentabilidade do negócio. Mas a motivação extrínseca não deixa de ser importante.

Então, o que você pode fazer ao definir suas metas é agregar uma forma de celebrar cada pequena conquista.

Por exemplo: assim que eu terminar isso (micro sucesso), vou me dar de presente… um banho mais demorado, uma máscara no cabelo… não precisa ser nada muito grande ou caro se você não quiser, mas é importante celebrar as micro conquistas!

Em linhas gerais, se você está buscando um norte para te ajudar a ter mais clareza do rumo que deseja dar para a sua vida profissional de agora em diante, comece por estes três pontos principais: Onde? Para onde? E como? Pode parecer muito simples, mas nem tudo na vida precisa ser complicado.

O simples pode ser muito transformador e ao mesmo tempo em que traz resultados, eles vem com mais leveza.

Aqui neste vídeo eu te conto em detalhes de como fazer essa organização das suas ideias de forma prática e simples.

 A gente se vê do lado de lá! Tchau!!!

 

Acho que você vai gostar também de assistir a este vídeo lá no meu canal do YouTube.

https://youtu.be/pL-5MV9jBlY

 

Lucyane

Olá, eu sou a Lú. Leadership Coach, Mentora de Carreira, Palestrante, Empreendedora e uma especialista em Estratégias de Desenvolvimento de Talentos. Com mais de 10 anos no mundo corporativo incluindo empresa da lista Fortune 500 nos Estados Unidos, já desenvolvi e facilitei programas de transformação organizacional que impactaram mais de 20.000 colaboradores de grandes organizações no Brasil. Desde o lançamento da minha marca Ficofoca, em 2019, venho mentorando mulheres empreendedoras e executivas de vários cantos do mundo em suas jornadas de realização profissional. Tenho sido também, uma parceira estratégica das empresas na criação de programas e workshops para que times de alto potencial performem em alta performance de forma sustentável. Moro nos Estados Unidos há mais de uma década e atendo clientes de todos os cantos do planeta. Clique em SOLUÇÕES para conhecer mais sobre o meu trabalho.

você pode gostar