Gestão de tempo e produtividade na carreira feminina, vamos falar sobre isso?

de Lucyane

 

Ser mulher nos dias atuais é praticamente sinônimo de estar ocupada o tempo todo. Bom, é pelo menos isso que a sociedade espera das mulheres. Afinal, existe mesmo uma ideia de que devemos ser guerreiras, aguentando o mundo sobre as nossas costas. Mas é nesse ponto que muitas mulheres que eu conheço têm se perdido, porque criar mil listas, ou fazer diversos cursos de organização para “dar conta de tudo”, não é o mesmo que gestão do tempo e produtividade.

A grande pergunta que eu preciso deixar aqui para você, mulher que deseja ter uma carreira de sucesso é: você está fazendo muitas coisas ou realizando muitas coisas?

Sim, porque estes são conceitos diferentes quando paramos para analisar. Na grande maioria das vezes, infelizmente, estamos fazendo coisas, mas não estamos realizando aquilo que realmente nos fará evoluir profissionalmente. Então fica o questionamento: o que realmente falta nessa caminhada?

Neste post, eu vou falar um pouco mais sobre o assunto e te ajudar a ser mais estratégica quando o assunto é gestão do tempo e produtividade. Não para que você faça mais coisas, mas para que você faça o que precisa ser feito para alcançar bons resultados. Vamos lá?

 

Autoconhecimento: o primeiro passo para uma melhor gestão do tempo e produtividade

 

Uma coisa é fato: autoconhecimento é fundamental para qualquer mulher, digo mais, para qualquer pessoa que deseja ter sucesso na sua vida profissional.

Leia também: Como Alavancar o Desenvolvimento Profissional

Pensa comigo: como alguém que não sabe o que verdadeiramente quer, o que almeja para a sua vida, vai conseguir priorizar e focar no que trará mais resultado? Parece algo simples, mas, ao mesmo tempo, muitas pessoas não se dão conta disso e passam os dias na “fazeção” só que sem nenhuma realização.

A pessoa que não se conhece, faz diferentes coisas ao mesmo tempo. Cada hora está focando a energia em algo diferente e termina os dias sempre com a sensação de que deixou muita coisa para trás.

É triste o que eu vou dizer, mas quem faz inúmeras coisas sem um verdadeiro propósito, está reagindo à vida, o tempo todo apagando incêndio, porém, não está sendo protagonista dela, entende?

No cotidiano profissional, são muitas as demandas. Assim, quando a pessoa está sempre no modo automático se deixando controlar pelas demandas, há uma enorme sensação de insuficiência e frustração, como se a pessoa não fosse capaz de gerenciar a própria vida.

O pior é que esta situação acaba se espalhando e trazendo isso para dentro da sua casa. Tudo então fica no automático.

Pela minha experiência, eu posso afirmar: muitas mulheres estão vivendo no automático e deixando de explorar seu verdadeiro potencial por falta de autoconhecimento, pelo cansaço e o desânimo.

 

Mudança de paradigmas

A primeira coisa que eu preciso dizer em se tratando de gestão de tempo e produtividade, é que a gente precisa acabar com essa mentalidade da mulher fazedora, que está o tempo todo ocupada.

Uma mulher fazedora não é sinônimo de mulher realizadora.

A mulher pode sim ser realizadora dos seus ideais na vida profissional e ter tempo para cuidar de si, de suas necessidades, sua saúde e fazer o que gosta. E para que essa mudança ocorra, é preciso que você saiba o que quer e compreenda que você não é a responsável pela felicidade e bem-estar de todos à sua volta.

E como fazer isso?

Aqui vão 7 hábitos para te ajudar a gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtiva em casa e no trabalho.

 

1)    Estabeleça uma rotina

Ter uma rotina ajuda o seu cérebro a focar e a economizar energia. Se todos os dias antes de começar a trabalhar, a responder mensagens ou entrar na primeira reunião você parar por alguns minutos e analisar o que você quer realizar naquele dia para dizer que foi um dia foi produtivo, fará uma grande diferença no final da sua semana, do seu mês e até do seu ano. E aí está o ponto que puxa o próximo tópico. Essa rotina não precisa ser igual para todo mundo, crie o seu próprio método. Mas tenha um!

 

2)    Crie seu próprio método de gestão do tempo

Nem sempre os métodos estabelecidos por cursos para se obter a produtividade almejada são aqueles que vão caber na sua rotina, na forma como a sua casa funciona, no seu horário mais produtivo e está tudo bem. Por isso, eu até prefiro que você crie seu próprio método de gestão do tempo. Teste métodos existentes, faça um mix entre eles, organize sua rotina, experimente até encontrar o que funciona para você! Sem um plano do que você quer realizar a cada dia e uma rotina para fazer a coisa acontecer, as tarefas e urgências vão te controlar.

 

3)    Elimine a crença de que você precisa fazer mais para ser produtiva

Entenda que produtividade não está associada à quantidade.  Acabe com essa ideia de que é somente trabalhando duro que você terá resultado, pois isso realmente faz com que você acabe trabalhando muito duro e com que tudo seja muito sofrido e pesado!

O resultado pode até vir, mas a que preço?

A minha dica aqui para a gestão do tempo e produtividade é se perguntar: estou fazendo a coisa mais importante que poderia neste momento?

Se a resposta for não, o próximo passo é focar no que precisa ser feito!

Eu sei que você vai me perguntar: mas Lú, se eu não fizer, quem fará?? Tô errada?

Ótimo você ter pensado nisso porque vou te contar no próximo hábito.

 

4) Categorize as atividades que você tem

 

Ter esse hábito é fundamental para quem deseja atingir seus objetivos profissionais, sem perder a sanidade.

Vou dividir com você uma ferramenta conhecida como Matriz de Eisenhower. Preparada?

Primeiro, faça uma lista de tudo o que precisa ser feito. Pode fazer uma lista de coisas da casa e outras do trabalho.

Depois, categorize por:

. Urgente e importante

. Importante e não urgente

. Urgente e não importante

. Não urgente e não importante

 

Quando você tiver todos os itens categorizados, o que for urgente e importante deve ser feito imediatamente.

O que for importante, mas não urgente, você precisa se programar para fazer. Reserve um tempo na agenda, coloque lembrete, mas não deixe de fazer porque se não, vai virar urgência.

O que for urgente e não importante, pode ser delegado. A pergunta é: quem pode fazer isso por você?

E por fim, a lista do não urgente e não importante. Estes são aqueles itens que estão comendo o seu tempo e a sua energia e não estão te levando a lugar nenhum. Desapega e elimina da lista!

Fiz essa matriz para as meninas lá da Mentoria Desenhando a sua Carreira. Você pode se inspirar e desenhar no se diário de carreira. Você tem um?

 

 

5) Tenha disciplina

Disciplina é fundamental para quem busca realização profissional. E aqui, não tem truque. É compreender que você é uma mulher madura capaz de controlar as pegadinhas do seu cérebro que vão tentar te puxar para alguma atividade que vai te trazer prazer imediato e te tirar do foco.

Isso não sou eu que estou dizendo, é neurociência. Dá uma olhada no artigo abaixo quando puder.

Why Your Brain Prioritizes Instant Gratification Over Long-Term Goals, According to Science | Inc.com

 

6) Pratique o autocuidado

Sem cuidar da sua saúde física, mental e emocional, fica difícil gerenciar o tempo e se manter produtiva. Um problema físico, noites mal dormidas, uma situação que está te trazendo muita pressão emocional, medo, ansiedade, tudo isso impacta a forma como você gerencia e prioriza suas atividades.

Cuide de si mesma para que você esteja bem para fazer o que precisa ser feito.

 

7) Traga humor para os seus dias

“Mas, Lú! O que humor tem a ver com gestão do tempo e produtividade?” Muito!!

Este ano estou procurando trazer leveza para todas as áreas da minha vida. E quando isso deixa de ser um pensamento e passa a fazer parte real dos meus dias, a coisa realmente acontece. E trazer um pouco de humor para a gestão do tempo e a produtividade pode deixar tudo mais leve.

Trabalho para mim é liberdade. E se virar uma coisa maçante, pesada, não dá. Afinal, a gente passa a maior parte da vida trabalhando ou pensando em trabalho então, não tem nada de errado em que seja algo prazeroso.

Com as minhas clientes eu crio uma série de ferramentas que ajudam a dar aquele ‘boost’ de inspiração, leveza e motivação. Já criei baralho de inspiração  para uma mentoria para mulheres empreendedoras e até um game de post-its na mentoria de transição de carreira.

Se quiser conhecer melhor os produtos e serviços que eu ofereço para indivídios e para empresas, é só clicar aqui.

Você pode usar a sua criatividade também. Já pensou em criar mantras para te ajudar com a gestão do tempo e produtividade?

Aqui vão algumas ideias…

“Meu calendário não me controla”

“Não é porque eu posso fazer isso que eu devo fazer”

“Se tudo é prioridade, nada é”

“Para mim produtividade é se eu conseguir finalizar o dia com…”

 

E por aí vai! Agora é a sua vez, que outros mantras você gostaria de criar para trazer mais leveza para a sua gestão do tempo?

Mais uma vez, eu reforço, o ato de fazer sem ter um propósito, apenas por demanda, não vai fazer com que você alavanque sua vida.

Por isso, reserve um tempo para pensar nas questões deste artigo, cuidar de si e saber o que verdadeiramente quer. Que tal começar imediatamente a fazer isso?

Afinal, a vida é uma só e aprender a ser mais produtiva gerenciando melhor o seu tempo, é a chave da realização profissional.

Você é capaz, eu acredito em você!

A grande prova é que você chegou comigo até aqui!

Continuamos nessa caminhada juntas!

Com carinho, Lú!

Lucyane

Olá, eu sou a Lú. Leadership Coach, Mentora de Carreira, Palestrante, Empreendedora e uma especialista em Estratégias de Desenvolvimento de Talentos. Com mais de 10 anos no mundo corporativo incluindo empresa da lista Fortune 500 nos Estados Unidos, já desenvolvi e facilitei programas de transformação organizacional que impactaram mais de 20.000 colaboradores de grandes organizações no Brasil. Desde o lançamento da minha marca Ficofoca, em 2019, venho mentorando mulheres empreendedoras e executivas de vários cantos do mundo em suas jornadas de realização profissional. Tenho sido também, uma parceira estratégica das empresas na criação de programas e workshops para que times de alto potencial performem em alta performance de forma sustentável. Moro nos Estados Unidos há mais de uma década e atendo clientes de todos os cantos do planeta. Clique em SOLUÇÕES para conhecer mais sobre o meu trabalho.

você pode gostar