Empreendedorismo Materno: 8 Estratégias Fundamentais para Mães que Desejam Empreender

de Lucyane

Olá! Hoje estamos começando uma série aqui no blog para falar de empreendedorismo. Vou compartilhar um pouco da minha experiência, o que tenho feito até o momento e trazer assuntos relacionados ao empreendedorismo materno.


Empreendedorismo Materno

 

Empreender é a solução que muitas de nós encontramos para seguir financeiramente ativas e ao mesmo tempo estar mais perto da família.

Os motivos pelos quais mulheres decidem empreender são os mais diversos; algumas são empreendedoras desde sempre, nunca cogitaram seguir uma carreira corporativa. Outras, optaram pela dedicação integral aos filhos e quando já estavam crescidos e criados, decidiram empreender. Há ainda o grupo de mulheres que devido à falta de flexibilidade no ambiente corporativo, viram-se obrigadas a empreender para terem mais flexibilidade e manterem-se economicamente produtivas.  

Uma Carreira de Altos e Baixos e Muita Transformação

A minha carreira nunca foi o que se pode chamar de linear. Comecei a trabalhar aos 18 anos e assim que terminei a minha primeira graduação, aos 22 anos, resolvi empreender. Foram 5 anos que valeram mais do que anos de estudo. Neste período, fiz uma especialização e aprendi muita coisa. Amadureci incrivelmente! Mas, faltava algo. Larguei tudo e optei por viver uma carreira corporativa, não havia tido a experiência e era algo que me interessava. Fiz uma outra graduação, alguns cursos e especializações e fui em frente.  

Daí foram mais de 10 anos trabalhando em grandes empresas em seguimentos diversos. De varejo de moda a instituições financeiras. Funções e cargos distintos também, sem contar as várias vezes em que tive que me reinventar. Ao longo destes anos, veio uma mudança de país, dois filhos e muitos acontecimentos na minha vida pessoal que me levaram a nocaute e me tiraram do eixo completamente.

No fundo, todas essas experiências foram transformadoras. Eu buscava algo que não sabia bem o que era, mas que me trouxe onde estou hoje e ao olhar para trás, vejo que tudo estava relacionado.

Cansei de buscar o emprego dos sonhos e decidi largar o mundo corporativo para criar um trabalho com propósito, que eu pudesse fazer da minha casa ou de onde eu quisesse e que pudesse ser dona do meu tempo para me dedicar aos meus filhos. Mais uma vez, a minha vida pessoal influenciando as minhas escolhas de carreira. Meus filhos são a minha prioridade e resolvi abraçar o empreendedorismo materno.


Mãe Empreendedora

No meu caso, a maternidade me colocou em ação. Iniciei uma nova jornada e dei os primeiros passos; é preciso começar! A cada passo dado, novas descobertas, você se reinventa e vai se sentindo mais forte e confiante.

Empreendedorismo Materno x Empreendedorismo Tradicional

Empreendedorismo Materno diferentemente do que muita gente pensa, não está relacionado ou pelo menos não é obrigatório que esteja, a vender coisas de criança, trabalhar com mães, pais ou filhos. Esse termo surgiu da necessidade de mães e pais que tiveram que largar seus empregos para cuidar dos filhos, ou foram demitidos e por opção ou não, resolveram empreender. Essa é a grande diferença para o empreendedorismo tradicional, o investimento é nos filhos, na família e na comunidade.

O Empreendedorismo tradicional já é um conceito antigo, trazendo soluções inovadoras para problemas gerais. É essencial nas sociedades transformando conhecimento em novos produtos, necessidades em soluções.

O empreendedorismo materno não está distante disso, com o diferencial que o empreendedor materno faz a diferença na sociedade encontrando soluções para problemas e mostrando que dá para ganhar dinheiro fazendo o que gosta e ainda tendo tempo para se dedicar aos filhos que permanecem como sua principal prioridade.

E se você está com a rotina preenchida pelos filhos, mas deseja empreender, aqui vão algumas estratégias e mitos do empreendedorismo materno:

 

 1)  Você não vai trabalhar menos

Pelo contrário, pode ser que você trabalhe até mais! Começar um novo negócio traz desafios de todas as ordens. É preciso investir tempo, estudo e planejamento. Estudar o mercado a ser explorado, os produtos/serviços a serem vendidos e acima de tudo, dar conta da casa e dos filhos; uma tarefa gratificante e ao mesmo tempo desafiadora.

 2)  Você não consegue fazer tudo sozinha

Você vai precisar de ajuda! Como mãe, você provavelmente quer estar envolvida em tudo que seja relacionado ao seu filho. Onde está a lancheira, qual é o trabalho a ser feito para a escola, etc.

Compartilhar algumas tarefas com o seu parceiro, com a babá, a sua mãe ou sogra, vai fazer com que você consiga ter algum tempo para se dedicar ao seu negócio e passar tempo de qualidade com o seu filho.

Mães precisam de ajuda e ao empreender, você passará a acumular várias funções do seu negócio… administradora, finanças, marketing, relacionamento com clientes, sem contar ser mãe, esposa, mulher, filha…

Além de contar com apoio em casa e com os filhos, você pode pensar também em suporte logístico para o seu negócio, em redes de apoio às mulheres empreendedoras ou na figura de um mentor, por exemplo.

3)  Administração de tempo, organização e planejamento não são competências exigidas somente no mercado corporativo

Administração do TempoTrabalhar em casa é complexo e requer muita disciplina e habilidade para organizar bem o tempo. Aprender a definir prioridades e a organizar as tarefas em ordem de importância, vai te ajudar a ganhar mais tempo para organizar as suas tarefas.

Mães tem a tendência de quererem o perfeccionismo em tudo. Uma vez que você cria uma lista de prioridades, certas tarefas menos importantes precisam ficar em segundo plano.

Se você trabalha na hora que seu filho está dormindo, tenha foco. Essa não é hora de lavar a louça, de ligar para a sua amiga ou de ficar nas redes sociais. Isso só vai dar a sensação de que seu dia não rendeu e gerar mais estresse.  

4)  Aprenda a se organizar na cozinha

Escolha um dia na semana para planejar as refeições da semana. Reserve um tempo para lavar, cortar, cozinhar e congelar algumas das refeições da semana, ou pelo menos itens principais que possam facilitar um preparo rápido.

Depois de se acostumar com essa rotina de preparo de refeições, você sempre terá uma refeição saudável pronta em poucos minutos e terá diariamente mais tempo para dedicar a outras tarefas mais relevantes.

5)  Networking não é perda de tempo!

Uma vez que você decidir que quer ter um negócio próprio, comece a se conectar com pessoas da área, com potenciais parceiros e com o seu público alvo.

 6)  Empreendedorismo materno não é desculpa para falta de profissionalismo

A sua falta de tempo, o número de filhos que você tem ou a sua rotina pesada não são desculpas para justificar falhas ou falta de profissionalismo. Isso não interessa aos seus clientes. Vá com calma, se organize e não abrace mais do que você dá conta no momento. Para conquistar a confiança dos clientes e do mercado, é preciso ser profissional e algumas vezes também saber dizer não.   

7)  Não saia atirando para todo lado

Você só vai perder tempo e se frustrar. Procure encontrar o seu caminho antes de começar. Reflita sobre suas paixões, valores, talentos e habilidades. Aproveite a oportunidade para fazer o que gosta e se realizar.

 8)  Seja tolerante e paciente com você mesma

Permita-se viver uma curva de aprendizado. Erros acontecem e são parte inevitável do processo. Seja generosa com você e aprenda a respeitar o tempo das coisas. Se você optou pelo empreendedorismo materno, seus filhos são sua prioridade. As coisas acontecerão aos poucos e está tudo bem.

Como mãe o seu dia a dia já é preenchido de uma série de tarefas e afazeres. Estabeleça pequenas conquistas para o seu negócio. Isso fará com que você avalie seu progresso e mantenha-se motivada. Adapte a sua estratégia de negócio à medida que você avança. Há um outro artigo aqui no blog que pode te ajudar nesse processo, clique aqui para ler. 

Compartilhe no Facebook

 


Mulheres que Empreendem

Sucesso nessa nova jornada!

Estamos juntas!!

Com carinho,

 

Lucyane

Olá, eu sou a Lú. Leadership Coach, Mentora de Carreira, Palestrante, Empreendedora e uma especialista em Estratégias de Desenvolvimento de Talentos. Com mais de 10 anos no mundo corporativo incluindo empresa da lista Fortune 500 nos Estados Unidos, já desenvolvi e facilitei programas de transformação organizacional que impactaram mais de 20.000 colaboradores de grandes organizações no Brasil. Desde o lançamento da minha marca Ficofoca, em 2019, venho mentorando mulheres empreendedoras e executivas de vários cantos do mundo em suas jornadas de realização profissional. Tenho sido também, uma parceira estratégica das empresas na criação de programas e workshops para que times de alto potencial performem em alta performance de forma sustentável. Moro nos Estados Unidos há mais de uma década e atendo clientes de todos os cantos do planeta. Clique em SOLUÇÕES para conhecer mais sobre o meu trabalho.

você pode gostar

4 comentários

Malu julho 31, 2018 - 2:33 pm

YOU CAN DO ANYTHING! Sempre!

Toda a minha admiração por você Lucy! Obrigada pelas dicas!

Muito sucesso, o blog está demais!!

Beijos!

Comentários estão fechados.