Se você chegou até este artigo hoje, imagino que esteja em busca de construir ou continuar construindo uma carreira de sucesso. E é justamente isso que muitas pessoas que me procuram vêm em busca.
Algumas, querem uma orientação, outras procuram alguém que as ajude a criar um plano e entrar em ação. Além disso, há quem se sinta completamente perdida e busque uma luz no fim do túnel.
Conheço gente que aos olhos de quem vê de fora, tenha uma carreira brilhante, mas que me procura porque apesar de ter acesso a bons salários e benefícios incríveis, não se sinta bem-sucedida.
Existem casos de pessoas que fizeram uma mudança de país, que abriram um negócio ou começaram uma nova carreira e seguem na busca por mais realização e sucesso profissional.
Há ainda quem perdeu o emprego ou teve uma mudança grande na vida e tudo virou de cabeça para baixo. Enfim, os momentos de vida e rumos profissionais podem ser diferentes, mas em comum, o desejo de ser reconhecido e ter uma carreira de sucesso. E não só porque muitas vezes é do trabalho que sai a renda da família, mas muito mais pelo que isso representa.
No fim, o que todos buscamos é ser feliz, é ter uma carreira em que a gente sinta que o tempo de vida que estamos empregando em horas trabalhadas, faça alguma diferença na nossa vida, na vida de pessoas que amamos e que faça a diferença também na vida de outras pessoas.
E por isso, antes de você continuar a ler o artigo eu preciso te adiantar que se você veio procurando hacks para ter uma carreira de sucesso ou uma fórmula mágica que possa servir de atalho, não é isso que você vai encontrar.
Há mais de 10 anos, me dedico a apoiar talentos a se conectarem com suas potências ao mesmo tempo em que vivem uma carreira mais sustentável. Assim, o que eu aprendi é que quando se fala em sucesso e realização profissional, não existem fórmulas mágicas. Existe, no entanto, método e é isso que vou dividir aqui com você.
Bora?
O que é sucesso para você?
É interessante que quando eu faço essa pergunta, muita gente trava. Além disso, há quem nunca parou para refletir o que significa ter uma carreira de sucesso e foi seguindo o fluxo da vida.
Escolheu um curso na faculdade, porque alguém disse que seria bom, ou que daria dinheiro, ou ainda, porque seria a profissão do futuro. Entretanto, tem aquela pessoa que entrou em uma empresa e foi seguindo o fluxo. Há quem tenha alcançado altas posições dentro de uma organização sem nunca ter parado para refletir o que é sucesso para si.
Muitas pessoas respondem essa pergunta colocando o seu senso de satisfação vinculado a fatores que, quando acontecerem, a pessoa finalmente se sentirá bem-sucedida profissionalmente. Por exemplo: reconhecimento, carro da empresa, bom salário, bater todas as metas, ter tempo para os filhos, cuidar da saúde, etc.
“Quando isso acontecer, eu me sentirei bem-sucedida profissionalmente.” Essa é uma ideia que nos é transmitida muitas vezes por gerações na nossa família, sucesso atrelado a um fator externo.
Aliás, toda família tem a sua “lista” própria do que faz uma carreira de sucesso e há ainda o senso comum que herdamos da sociedade em que estamos inseridos.
Assim, sem parar para pensar, isso nos coloca em uma corrida sem fim, buscando sempre o próximo item da lista. Até porque, quando a gente atinge um, muitas vezes percebe que não foi suficiente para trazer o senso de satisfação que buscamos e então, acreditamos que o próximo item – aquele que falta (até porque sempre falta algo), é o que vai nos deixar finalmente realizados.
Se você já é uma leitora ou um leitor assíduo do blog, provavelmente sabe que é bom ler os artigos com o caderno ‘Desenhando sua Carreira’ ao lado. Se você ainda nao está com o seu, aproveita e anota tudo o que está passando pela sua cabeça no momento e à medida que você continua percorrendo essa trilha comigo: como ter uma carreira de sucesso?
A pergunta de valor
Faça uma pausa na leitura e responda aí no seu caderono: o que faz com que você se sinta bem-sucedida profissionalmente?
Percebe como eu estou pedindo para você olhar para dentro primeiro e não pelo que os outros enxergam como sucesso?
Isso porque o sucesso na carreira começa pelo lado de dentro, ou seja, começa pelo autoconhecimento. Para isso, portanto, você precisa ser muito honesta consigo mesma e precisa aprender a diferenciar necessidade de desejo.
Carreira de sucesso: necessidade x desejo
Há uma diferença grande entre essas duas palavras quando se fala em carreira de sucesso. Neste caso, a gente precisa ter clareza do nosso momento de vida e do que estamos buscando pessoal e profissionalmente.
Talvez no seu momento de vida atual, em função de alguma necessidade, ter flexibilidade de horário é prioridade. Por isso, você deseja um trabalho em que consiga conciliar as necessidades do seu momento com um desejo em fazer um trabalho que te dê prazer, satisfação e oportunidades de desenvolvimento profissional.
Em alguns momentos, isso implica em abrir mão, por exemplo, de uma remuneração mais alta ou de uma função em que você precise viajar muito, mas faz sentido em função de um desejo de atender uma necessidade que você considera prioridade.
Está fazendo sentido até aqui? Então me acompanhe na próxima reflexão…
Há situações em que o senso de necessidade é imposto por uma convenção social ou por um terceiro, assim isso gera uma pressão interna que está contra o seu desejo.
Por exemplo: você é pressionada a aplicar para uma função de liderança porque é o caminho natural para a sua carreira, mas não é o que você deseja no momento.
Este foi só um exemplo, mas acontece mais do que você imagina. E vemos todos os dias pessoas em função de liderança, para quem olha de fora, com uma carreira de sucesso, mas do lado de dentro, infelizes e frustradas.
Que tal fazer uma pausa e escrever aí na sua folha de papel, o que você deseja para a sua vida profissional?
Assim que você tiver clareza do que significa uma carreira de sucesso PARA VOCÊ, com base nos seus desejos e necessidades pessoais e profissionais, estaremos prontos para mergulhar em 5 pontos dessa jornada, que eu considero cruciais a qualquer profissional.
1) Acostume-se com a mudança
Embora a mudança possa ser muitas vezes desconfortável, é parte natural da vida. Por isso, basta olhar pela janela e observar a natureza. Profissionalmente, saber navegar bem pela mudança pode significar oportunidade de evolução e desafiá-la a crescer e se tornar uma profissional ainda mais forte.
Procure encarar as mudanças na sua área, na empresa em que você trabalha, no mercado e até na sua vida pessoal como oportunidades de ir além e de viver a carreira que você deseja. Questione: que oportunidade pode ter aqui?
Tenha um plano de carreira que inclua metas e um plano de desenvolvimento com habilidades e competências que você deseja aperfeiçoar. Faça uma avaliação, portanto, realista de onde você está hoje e que gaps precisa preencher para chegar aonde deseja. Assim, isso vai te ajudar a fazer escolhas mais assertivas e focar a sua energia no que realmente vai te levar para o próximo passo.
Está considerando uma mudança de carreira? Mudar de carreira ao longo da vida ou mesmo ter mais de uma carreira simultaneamente é o novo normal.
Foi-se o tempo em que carreira era algo linear, ou então, uma escolha para a vida toda. Eu, por exemplo, hoje sou coach de liderança, mentora de carreira, palestrante, facilitadora e em breve, serei também escritora.
Acho maravilhosa essa liberdade! Portanto, se você precisar de ajuda com transição de carreira, dê uma olhada nas soluções aqui do blog e me manda uma mensagem para marcar uma sessão experimental.
Também recomedo que assista a este vídeo, lá do meu canal do YouTube. Como saber se é hora de mudar a sua vida profissional?
2) Desenvolva uma mentalidade de sucesso
O seu mindset está por trás de todas as ações que você toma e tomou até hoje, sabia?! Assim, isso significa que o que você pensou sobre si mesma e sobre a sua carreira até agora é o que te trouxe até aqui. Dessa forma é o seu mindset que vai te levar para o próximo nível.
Aceitar ou não uma proposta de trabalho. A forma como você se comunica em uma reunião, como reage a uma mudança, ou então, como você coloca as suas ideias em um projeto. A maneira como você interage e se relaciona com outras pessoas. Aliás, é também o modo como você enxerga a relação com um superior ou com um cliente, tudo isso está associado ao seu sistema de crenças.
Desenvolver uma mentalidade de sucesso, é blindar a sua mente de forma que ela lhe ajude a viver uma carreira em que você consiga se manter e sustentar uma alta performance mais saudável, que te respeite e respeite os seus valores.
A dica aqui é começar a observar quais crenças estão contribuindo com a sua evolução profissional e quais delas estão atrasando o seu processo.
3) Construa uma marca pessoal forte
Fazer um bom trabalho não basta para ter o reconhecimento que você merece.
Já ouviu aquela frase: “você precisa saber se ‘vender’?! Pois é, as suas conquistas não se divulgam sozinhas, por isso, você precisa aprender a mostrar as suas qualidades e para isso é necessário construir uma marca pessoal forte.
Marca pessoal é a maneira como você é vista profissionalmente, representa o que é único em você em termos de competências, experiências, como você quer ser conhecida e a marca que você quer deixar no mundo.
Aqui eu acredito que o primeiro passo seja conhecer quem você é e ter clareza do que você quer.
Quanto melhor você se conhecer e quanto mais clareza do que deseja tiver, mais poderosa e estratégica será a sua marca pessoal.
Já anota aí no seu caderno ‘Desenhando sua Carreira’:
Como você quer ser reconhecida no seu trabalho?
Quais as maneiras que você enxerga hoje para mostrar o seu trabalho?
Podem parecer perguntas simples, mas as respostas para essas duas reflexões podem ser um bom norte para você avaliar se está construindo uma marca alinhada com a carreira que deseja e se não estiver, elas são o ponto de partida para que você comece ainda hoje!
4) Busque autoconhecimento
Tudo o que eu falei anteriormente, é impossível sem o autoconhecimento. De tudo o que eu já vivi profissionalmente, dos estudos que eu fiz até hoje e dos inúmeros profissionais que eu atendi, este é o pilar mais importante para uma carreira de sucesso.
Autoconhecimento pode ser um processo natural de autopercepção e autoavaliação, mas para quem busca autoconhecimento com foco profissional, existe método e ferramentas que te ajudam nessa jornada.
Realização e sucesso não são algo que você encontra do lado de fora. Tudo começa do lado de dentro e através das suas ações diárias, acaba construindo o que você deseja, do lado de fora também.
O autoconhecimento vai te ajudar a desenvolver a inteligência emocional necessária para lidar com os desafios que vivendo uma carreira de sucesso ou não, continuarão existindo, mas vai te ajudar a desenvolver também, outras 6 inteligências:
- Inteligência ambiental: conhecimento do ambiente que você performa melhor;
- Inteligência emocional: de forma que você consiga realizar o que deseja, sendo empática ao mesmo tempo em que gerencia suas próprias emoções;
- Inteligência espiritual: conexão profunda com o que te move, seus valores e motivações.
- Inteligência física: conhecimento do seu corpo, dos seus limites e do que você precisa fazer para se manter em alta performance de forma sustentável;
- Inteligência mental: uma mente blindada para te ajudar a alcançar seus objetivos sem perder a sanidade no meio do caminho;
- Inteligência social: clareza das interações sociais que contribuem com o seu desenvolvimento.
Sugiro ler também este artigo: Como alavancar o desenvolvimento profissional.
5) Construa o seu network
Já me ouviu falando da importância de construir um bom network? Pois então, se você deseja uma carreira de sucesso, ter mentores, amigos, colegas de trabalho, pessoas da sua área e pessoas estratégicas que possam te ajudar a evoluir profissionalmente e a se conectar com oportunidades, é fundamental.
Para isso, você precisa ter clareza do que quer! Isso mesmo, conectar-se com pessoas aleatoriamente é legal, leve, mas é para relações de amizade! Se você quer construir uma rede forte que possa contribuir com a sua jornada profissional, precisa ter clareza do seu propósito.
Percebeu que eu utilizei a palavra construir? Isso porque network é construção. Não deve ser uma conversa para reclamar o quanto é difícil e pedir coisas, mas uma relação de ganha-ganha que inclusive, pode ter foco no longo prazo.
Conclusão
Neste artigo, nós vimos 5 pilares fundamentais para qualquer profissional que deseja construir uma carreira de sucesso. Construir porque é uma jornada que exige clareza do que é sucesso para você, daquilo que você deseja para a sua vida como um todo, e dos seus desejos e necessidades.
Como sempre, não existe fórmula mágica, mas o caminho também não precisa ser aleatório. Ele pode ter um mapa – o seu plano de carreira, pessoas para te ajudar a trilhar essa jornada – uma boa rede de apoio, um certo conforto para lidar e encarar as mudanças de rota – algo impossível de ser evitado e acima de tudo, o autoconhecimento, que vai te ajudar em todas as etapas inclusive na construção de uma marca pessoal poderosa e de um mindset de sucesso para te ajudar a lidar com as adversidades do caminho.
Uma carreira verdadeira de sucesso, ou seja, aquela que não é boa só aos olhos de quem vê de fora, é perfeitamente possível. Exige dedicação como você já deve imaginar, mas acima de tudo, exige assumir a responsabilidade por quem você é e por quem deseja ser, por suas ações e decisões. Protagonismo e autorresponsabilidade, combinado?!
O principal para conseguir tudo isso, eu sei que você possui. Afinal, você chegou comigo até aqui.
Seguimos juntas.
Até breve!
Lú