Vamos falar hoje sobre a arte de identificar habilidades transferíveis para uma transição de carreira com sucesso?
Você fez uma mudança de país e está vivendo uma transição de carreira neste exato momento?
É muito difícil alguém que faça uma mudança geográfica desse tamanho e não viva algum tipo de mudança na vida profissional. Até porque, existem vários níveis de uma transição de carreira.
Pode ser que você tenha feito uma mudança geográfica e queira continuar na mesma área e até na mesma função que tinha antes só mudando o local de trabalho.
Ou talvez, você queira aproveitar esta oportunidade para escrever uma nova história em uma área ou carreira completamente diferentes.
Ou ainda, pode ser que você esteja querendo empreender ou o contrário disso, voltar para o mercado corporativo.
São muitas possibilidades para sua carreira pós imigração, mas não importa o tamanho da mudança que você queira fazer, tenha em mente que você não é um cargo, nem uma carreira. Ou seja, quem você era antes de mudar de país não te define, e o fato de ter mudado de país tambem não exclui todos os anos de dedicação e estudo.
Tenha em mente que ao longo dos anos de trabalho e estudo, você desenvolveu habilidades valiosas que podem ser incríveis e inclusive um diferencial para quem você ainda pode se tornar.
Acompanhe este artigo com papel e caneta em mãos para aprender a identificar habilidades transferíveis e mudar de carreira, com sucesso! Bora!?
Olhe para o passado para encontrar habilidades transferíveis
Você mudou de país e está começando do zero? Não!! Se você tem experiências profissionais anteriores, ou mesmo acadêmicas, você tem uma malinha cheia de tesouros! Ali estão não só as habilidades transferíveis como paixões, projetos que tenha trabalhado, aprendizados e tudo isso pode servir como ponte para uma jornada profissional de muito sucesso e realização.
O primeiro passo para identificar habilidades transferíveis é olhar para as suas experiências passadas. Faça uma lista de todos os trabalhos que você já teve e anote as principais responsabilidades e atividades que desempenhou em cada um deles. Depois, reflita sobre as habilidades que você precisou desenvolver para ser bem-sucedida nessas funções.
Por exemplo, se você trabalhou em vendas, é provável que tenha desenvolvido habilidades de persuasão, negociação e comunicação interpessoal. Se você trabalhou em recursos humanos, pode ter desenvolvido habilidades em gerenciamento de projetos, resolução de conflitos e desenvolvimento de treinamentos.
Mesmo que você esteja mudando para uma área completamente diferente, é possível que essas habilidades sejam transferíveis. A persuasão pode ser útil em qualquer trabalho que exija vendas, seja um produto, uma ideia ou um serviço. O gerenciamento de projetos pode ser transferido para qualquer área que envolva organização e planejamento.
Portanto, reflita sobre as habilidades que você adquiriu ao longo da sua carreira e pense em como elas podem ser aplicadas em novas áreas ou funções. Afinal, aprendizado e capacidade de adaptação é uma das principais habilidades transferíveis que você pode ter.
Faça uma análise das habilidades mais valiosas para a sua transição de carreira
Depois de ter feito uma reflexão sobre suas experiências passadas, é hora de identificar quais habilidades são as mais valiosas para sua transição de carreira. Olhe para as habilidades que você listou e pense em como elas podem ser transferíveis para outras áreas ou funções.
Por exemplo, se você desenvolveu habilidades de liderança enquanto trabalhava como gerente de projeto, isso pode ser transferido para outras funções que exijam habilidades de gestão. Se você desenvolveu habilidades analíticas enquanto trabalhava em finanças, isso pode ser aplicado em outras áreas que requerem análise de dados, como marketing ou estratégia.
Além disso, pense nas habilidades que você pode ter subestimado ou esquecido de listar. Talvez você tenha uma habilidade natural para comunicação ou resolução de conflitos, que pode ser transferida para várias áreas diferentes. O importante é ter uma lista clara e abrangente de suas habilidades, para que você possa usá-las como base para sua transição de carreira.
Descobrindo novos caminhos: como suas habilidades podem ser aplicadas em diferentes áreas
Depois de identificar suas habilidades principais, e o rumo que você deseja dar para a sua vida profissional, é hora de descobrir habilidades que podem ser aplicadas em outras áreas ou carreiras. É importante lembrar que as habilidades transferíveis não são específicas de uma determinada carreira ou setor. Elas podem ser úteis em diversas áreas e podem abrir novas possibilidades de carreira para você.
Por exemplo, se você desenvolveu habilidades de negociação em um trabalho anterior, pode aplicá-las em uma variedade de áreas, como na área de compras, relações governamentais, advocacia ou mesmo empreendedorismo. Se você desenvolveu habilidades de liderança, pode aplicá-las em uma variedade de funções de gestão ou empreendedorismo.
Uma boa maneira de descobrir novas áreas em que suas habilidades podem ser úteis é pesquisar as tendências atuais do mercado de trabalho. Para identificar as habilidades que precisa para desempenhar outra função, se você já sabe a área que tem interesse em atuar, você pode fazer pesquisas de vagas no Linkedln ou conversar com recrutadores e profissionais que atuam na área para fazer um levantamento de habilidades necessárias para a função ou área do seu interesse.
Além disso, considere quais são seus interesses e paixões. Talvez suas habilidades transferíveis sejam aplicáveis em um setor em que você nunca havia considerado antes, mas que se alinha aos seus interesses e paixões.
Ao explorar suas habilidades transferíveis em diferentes áreas, você pode descobrir novos caminhos que antes não havia considerado.
Realize uma pesquisa sobre a nova área ou carreira
Antes de se aventurar em uma nova carreira, é fundamental fazer uma pesquisa detalhada sobre a área ou setor em que você deseja ingressar. Isso ajudará você a entender as habilidades necessárias para ter sucesso nessa área e a compará-las com as habilidades que você já possui. Faça uma lista das principais habilidades e competências necessárias para a nova área ou carreira e analise como elas se sobrepõem às suas habilidades existentes.
Além disso, pesquise sobre as tendências e desafios da nova área ou setor. Isso ajudará você a entender as competências necessárias para ter sucesso na nova carreira e a se preparar para os desafios que podem surgir.
Ao analisar suas habilidades em relação às necessidades da nova área ou carreira, você poderá identificar quais habilidades transferíveis são mais importantes para se concentrar e quais habilidades adicionais você precisa desenvolver para ter sucesso na nova carreira.
No método que eu desenvolvi, o Desenhando sua Carreira, as minhas mentoradas têm acesso a um Plano de Desenvolvimento e Alavancagem de Carreira com ferramentas práticas para o passo a passo deste processo. Antes de fazer o plano, existem etapas anteriores como a do autoconhecimeto profissional e da criação do plano de transição de carreira que além de habilidades envolve organização do tempo e recursos financeiros. Se você tem interesse em saber mais, envie uma mensagem para o nosso suporte: [email protected]
Invista em capacitação
Uma maneira de fortalecer suas habilidades é através de cursos, treinamentos, coaching e mentorias. O desenvolvimento continuado é uma das formas mais eficazes de melhorar suas chances de sucesso em uma nova área ou carreira.
Você pode se matricular em cursos presenciais, online ou até mesmo fazer uma graduação ou pós-graduação na área de interesse. Além disso, existem muitos recursos online gratuitos disponíveis, como tutoriais em vídeo, webinars e blogs especializados, que podem ajudá-lo a adquirir conhecimentos e habilidades em diversas áreas.
Considere também a possibilidade de fazer estágios, trabalhos voluntários ou freelances na nova área, pois isso pode ser uma ótima oportunidade de ganhar experiência prática e testar suas habilidades em situações reais de trabalho.
Ao fazer cursos e treinamentos, esteja aberta a aprender novas habilidades e técnicas, bem como aprimorar as habilidades que você já possui. Coaching e mentorias são excelentes para desenvolvimento de habilidades, para te ajudar a ter mais clareza e se planejar para ser bem-sucedida e ter uma carreira de sucesso no exterior.
Lembre-se de que quanto mais você se capacitar e souber usar as suas forças a seu favor, mais competitiva e diferenciada você se tornará no mercado de trabalho.
Viver uma transição de carreira em meio a uma mudança de país pode ser uma tarefa desafiadora, mas lembre-se de que é possível identificar habilidades transferíveis e usá-las como ponte para sua mudança de carreira. Refletir sobre suas experiências passadas, listar as principais habilidades desenvolvidas e analisá-las cuidadosamente são etapas importantes para essa transição. As habilidades transferíveis não são específicas de uma determinada carreira ou setor e podem ser aplicadas em várias áreas; agora você sabe disso e sabe como identificá-las. Portanto, não subestime o valor das habilidades que você desenvolveu até agora e use-as como ponte para uma jornada profissional de sucesso e realização.
Espero ter te ajudado a identificar habilidades transferíveis e a fazer uma mudança de carreira com sucesso.
Leia também estes artigos:
. Estratégias práticas para equilibrar trabalho e vida pessoal com a vida imigrante.
. Como escolher a carreira pós imigração
. Como Criar um Plano de Transição de Carreira para o Mercado de Trabalho do Futuro.
Com carinho,
Lú
Clique AQUI para baixar gratuitamente o Guia Prático de Autoconhecimento para Mulheres Imigrantes