Arte para Crianças e Adultos – Como tirar o máximo proveito?

Olá mamães!! Hoje li um artigo no New York Times que me motivou a escrever este texto sobre arte para crianças e adultos.

Não sei já aconteceu com vocês de visitar uma exposição de arte super famosa, que está todo mundo comentando e sair de lá se sentindo um ET por não compreender o que estava sendo exposto ou onde o artista queria chegar com aquilo!! Comigo já aconteceu várias vezes!

Apesar de ter acontecido algumas vezes, eu não desisto! Sempre que viajo gosto de ir a museus e exposições de arte e agora morando pertinho de D.C. então, tenho achado o máximo fazer passeios aos museus Smithsonian com o meu filho Rafa.

A criança pequena tem uma tolerância diferente da nossa, o tempo que eles ficam entretidos é muito curto, mesmo assim, acho que vale muito a pena!

Sempre que estou com ele, procuro priorizar museus que sejam “kids friendly”, ou seja, preparados para crianças e que tenham pelo menos uma área mais voltada para eles.

Exposição de Arte com Crianças - Arte para Crianças e Adultos – Como tirar o máximo proveito?
National Air and Space Museum, Smithsonian Institute – Washington D.C.

 

Em muitos há pelo menos um espaço para que os pequenos possam tocar e interagir com algumas obras. E mesmo quando não possuem, percebo que as diferentes cores, texturas e expressões chamam a atenção e despertam a curiosidade das crianças de qualquer forma.

 

‘How to Get the Most Out of Art (Even When You’re Not Sure You Get It) – Como Tirar o Máximo Proveito da Arte (Mesmo Quando Você Não Tem Certeza de Que Está Entendendo)

Este é o nome do artigo que saiu hoje no New York Times.  Achei que as dicas valem para adultos e podem ser facilmente aplicadas para crianças também.

Eles começam a matéria dizendo que você não precisa ter formação em arte para tirar o máximo proveito de uma exposição.

E que apreciar arte pode ser não só bom para o seu cérebro como ajuda a desenvolver uma comunicação melhor. Quem não quer melhorar nestes aspectos? Poder oferecer isso aos pequenos então, é demais!

Entre as dicas para tirarmos o máximo de proveito da arte estão:

1)  Não é porque você pagou caro ou pegou um tempo no seu dia para visitar uma exposição de arte que você precisa olhar tudo em detalhes.

Mary Morton, a Curadora e Chefe do Departamento de Pinturas Francesas no National Gallery of Art sugere que selecionemos poucas obras para apreciar.

Ela diz que ajuda muito ter alguém para trocar ideias e fazer perguntas é fundamental! Algumas sugestões são…

Como isso me faz sentir? Indagar os porquês; assim como uma criança curiosa, que indaga tudo!

Mary sugere ainda que a conversa com seu companheiro ou companheira de museu continue quando vocês saírem do museu; vale relembrar algumas obras, falar da sua experiência…

Segundo ela, isso pode ampliar os benefícios sociais e emocionais de se envolver com a arte.

O mesmo tipo de pergunta pode ser feita aos pequenos sendo adaptada de acordo com a idade.

O que você acha que é isso? Qual o tipo de sentimento que te provoca? Você gosta das cores? Que formas você consegue identificar?

Exposição de Arte com Crianças1 768x1024 - Arte para Crianças e Adultos – Como tirar o máximo proveito?
Exposição Brand New 80s – Hirshhorn Museum and Sculpture Garden – Washington D.C.

 

2)  Tentar imaginar como a obra foi criada

Pensar no aspecto físico, recriando os detalhes ou forçando o cérebro a imaginar o processo físico pelo qual alguém passou para fazer uma obra de arte como a que você está admirando.

Qual você imagina ter sido a primeira marca feita na tela?

A tinta é aplicada agressivamente ou as linhas são muito fracas?

O artista tentou criar uma resposta emocional ao tornar a peça grande e imponente?

Estas perguntas podem nos ajudar a acessar informações, seja uma emoção ou um significado específico”, afirma Tally Tripp, psicoterapeuta de arte e diretora da Art Therapy Clinic da Universidade de George Washington.

3)  Você não precisa amar tudo

Está tudo bem não gostar de algumas coisas! Julia Hood, coordenadora de educação do Museu de Arte Americana Reynolda House em Wiston-Salem, N.C., encoraja a exploração dos sentimentos à determinadas obras… ódio, repulsa, ou qualquer que seja ele.

Segundo o Dr. Oshin Vartanian, professor assistente do departamento de psicologia da Universidade de Toronto, olhar para peças que o deixam desconfortável pode até ajudá-lo a lidar com emoções difíceis como medo ou raiva, ou ajudá-lo a perceber certas sensibilidades.

Falar com o seu parceiro no museu sobre as diferentes reações, pode desencadear uma conversa que passa pela arte para as diferentes experiências e bagagem que os dois estão trazendo para a experiência de visualização.

Para ler a matéria do New York Times na íntegra, clique aqui.

 

[epico_capture_sc id=”1063″]

Prêmio Nobel de Educação 2018 – Andria Zafirakou, Professora de Arte

Vocês viram que o Prêmio Nobel de Educação em 2018, foi para uma professora de artes, a britânica Andria Zafirakou? Ela ganhou o prêmio de melhor professora do mundo e assim que agradeceu o reconhecimento, cobrou das autoridades de educação maior espaço para sua disciplina… “As artes precisam disputar espaço nos currículos e são sempre a primeira coisa a ser cortada”.

Andria leciona em uma escola do ensino médio no distrito de Brent, em Londres (Inglaterra) para crianças pobres, de várias etnias, expostas à violência.  

Durante uma entrevista, ela afirmou a importância da arte para os pequenos… “Uma criança precisa ser criativa; se você tirar a criatividade dela, ela ficará entediada e não será capaz de pensar com clareza. E quando você está praticando arte, você está sempre desafiando o processo de pensamento”.

Arte para Crianças e Adultos 768x1024 - Arte para Crianças e Adultos – Como tirar o máximo proveito?
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden – Washington D.C.

 

Arte para Crianças – Fazendo Arte em Casa

O blog TempoJunto é uma referência para mim quando se trata em ter ideias de atividades para fazer com as crianças.

E já que o assunto é arte, corri lá no blog para pegar algumas ideias…

Bebês de 18 a 24 meses

1) Tinta no Prato

Forre uma mesa ou uma área e em um pratinho descartável, faça alguns pingos de tinta. Dê um pincel na mão da criança e a deixe explorar.

2) Pintura com Água

Uma ideia super simples, amei! Você precisa de um potinho com água e um pincel. No TempoJunto a pintura é feita em uma lousa, mas se você não tiver, acredito que até no papel em uma folha mais grossinha funciona.

3) Retalhos de Tecidos

Essa eu brinco com o Rafa na biblioteca e também é super simples. Você corta retalhos com cores diversas e formatos variados e deixa a criança criar o que ela quiser unindo os retalhos. Pode ser um prédio, um ônibus ou onde a imaginação levar.

Arte para Crianças Retalhos 768x1024 - Arte para Crianças e Adultos – Como tirar o máximo proveito?

 

Crianças de 2 a 3 anos

1)   Desenho de Papel no Chão

Coloque um papel grande no chão e deixe a criança desenhar livremente

2)   Pintura no Banho

Arte para Crianças Hora do Banho 1024x768 - Arte para Crianças e Adultos – Como tirar o máximo proveito?

Hoje você encontra facilmente tintas que saem na água, mas se você não tiver, até corante de alimentos serve! Deixe a criança pintar e se divertir colorindo a área do banho. Depois é só jogar água!!

3)   Colagem com Tecido

Super simples também, você precisa de cola, papel e pedaços de tecido. Deixe a criança brincar livremente.

 

Crianças de 4 anos a 6 anos

1) Vitral com Celofane

Primeiro você passa água e sabão no vidro. Depois pega pedaços de papel celofane em formatos e cores diversas e gruda no vidro formando um lindo vitral. O papel sai facilmente quando a água seca.

2) Arte com Cola e Aquarela

Você faz o desenho que quiser com cola e quando secar pinta com aquarela. Fica lindo!!

3) Complete o desenho

arte para crianças de 4 a 6 anos - Arte para Crianças e Adultos – Como tirar o máximo proveito?
Blog TempoJunto

Achei essa uma atividade simples e muito criativa. Você recorta figuras de uma revista e cola em um papel. Depois, convide a criança para completar os desenhos usando a imaginação.

Gostou das dicas? Então bora colocar a criançada para fazer arte! Ou melhor dizendo… produzir arte!! ? O que achou das dicas do New York Times?? Eu adorei e vou colocar em prática!

Leia também:

Um abraço,

2 Comentários


  1. Adorei! Incrível como o descrito traduz certos sentimentos e comportamentos que me são muito pertinentes. Antes de visitar uma exposição procuro me inteirar do assunto com alguma literatura disponível. Favorece uma maior compreensão. Mas, para mim é sempre uma enorme emoção.

    Responder

    1. Que bom que gostou! Concordo com você, ler um pouco sobre o assunto da exposição antes da visita pode ajudar a uma melhor compreensão. Sou uma grande admiradora das artes, mas confesso que essa matéria vai me ajudar a maximizar as minhas próximas experiências! 🙂

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *